casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

É prejudicial beber álcool tomando Lovastatin?

A lovastatina é um medicamento usado para reduzir os níveis de colesterol, usado juntamente com uma dieta restrita para reduzir o colesterol total e o colesterol LDL - o colesterol ruim. A lovastatina também é usada para prevenir doenças cardíacas coronárias e a lenta progressão do acúmulo de placas nas artérias em pacientes com doença arterial coronariana. Consumir álcool durante a terapia com lovastatina pode ser prejudicial para o fígado.

Mecanismo de Ação

A lovastatina pertence à classe de medicamentos chamados inibidores da HMG-CoA redutase, também conhecida como as estatinas. A HMG-CoA redutase é uma enzima que está envolvida em um passo crítico na formação do colesterol dentro do corpo. Inibir ou bloquear sua ação impede o corpo de formar colesterol e leva a uma redução no colesterol total e no colesterol LDL. As estatinas são os medicamentos preferidos dados aos pacientes com colesterol alto, porque eles são capazes de reduzir o LDL de forma eficaz.

A disfunção hepática

A lovastatina pode causar um aumento das enzimas hepáticas, chamadas de transaminases séricas. Durante os ensaios clínicos, cerca de 1,9% dos pacientes adultos que receberam lovastatina por pelo menos um ano desenvolveram aumentos persistentes nas transaminases séricas, de acordo com RxList.com. As transaminases séricas aumentadas são definidas como níveis de enzima que são três vezes o limite superior do normal ou superior. Quando a medicação foi descontinuada ou temporariamente interrompida, essas enzimas geralmente voltaram ao normal ou aos níveis de pré-tratamento. Na vigilância pós-comercialização, foi relatada doença hepática, mas esta reação adversa é rara.

Consumo de álcool

O álcool não interage com a lovastatina, mas não é recomendado durante a terapia. Pacientes com histórico de doença hepática devem evitar o uso de álcool. O "Drug Information Handbook" explica que o consumo de grandes quantidades de álcool durante o uso deste medicamento pode aumentar o risco de desenvolver doença hepática. O cuidado deve ser usado em pacientes com histórico de abuso de álcool. Informe sempre o seu médico sobre o consumo de álcool. Testes de função hepática, que testam os níveis de transaminases séricas e podem indicar doença hepática, devem ser realizados antes de iniciar a terapia com lovastatina. Os testes de função hepática devem ser realizados às seis semanas e às 12 semanas após o início da terapia, para assegurar níveis normais de transaminases séricas. Seu médico realizará testes de função hepática periodicamente para descartar doença hepática. Não pule as consultas médicas para se certificar de que está sendo monitorado adequadamente e para evitar o desenvolvimento de reações adversas.

, , ] ]