casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Quantidade anormal de células brancas do sangue

Como soldados celulares do corpo, os glóbulos brancos do sangue lutam nas linhas de frente contra invasões por ameaças bacterianas e virais. Existem vários tipos diferentes de glóbulos brancos (leucócitos), cada um com propriedades únicas e propriedades de combate a doenças. Os neutrófilos, por exemplo, engolem micróbios estrangeiros e os digerem. Linfócitos, outro tipo de glóbulos brancos, produzem anticorpos que inibem a atividade de microorganismos invasivos. Um aumento no leucócito é chamado de leucocitose, enquanto uma diminuição é chamada leucopenia, de acordo com RNCeus. Cada uma destas condições provoca o seu próprio conjunto de sintomas e complicações.

A leucocitose pode ser causada por infecções, reações a drogas esteróides ou leucemia. A leucocitose vem em cinco tipos, cada um nomeado para o tipo específico de glóbulos brancos que é aumentado.

A leucopenia é frequentemente associada a distúrbios da medula óssea ou infecções bacterianas avassaladoras que esgotam o suprimento de células brancas do sangue. Uma variedade de diferentes tipos de drogas também pode causar leucopenia.

Flutuações da contagem de células do sangue pós riscos significativos para a saúde humana. A contagem de glóbulos brancos gravemente esgotada pode indicar uma situação em que o paciente corre o risco de contrair uma infecção grave que o seu sistema imunitário está mal equipado para combater. A agranulocitose, uma condição em que a contagem de leucócitos é baixa, é considerada uma complicação séria da terapia com drogas antitireóideas, de acordo com o site American Family Physician.

A contagem elevada de leucócitos pode ser um sério motivo de preocupação, pois pode resultar de leucemia, uma doença potencialmente fatal.

Os efeitos de um número anormal de glóbulos brancos variam de acordo com o tipo de células sangüíneas envolvidas e se seus níveis aumentaram ou diminuíram. Vários tipos de leucemia existem, e a variedade de sintomas que podem causar incluem febre, fadiga, inchaço dos gânglios linfáticos, perda de peso inexplicável e hematomas fáceis, de acordo com MayoClinic.com.

Uma diminuição nos glóbulos brancos, como experimentado em casos de agranulocitose, pode se manifestar com sintomas semelhantes à leucocitose, como febre e fraqueza, juntamente com outros sintomas, como úlceras na boca e sangramento nas gengivas.

Considerações

As contagens de glóbulos brancos podem ser causadas por doenças herdadas geneticamente. A agranulocitose congênita é passada para as crianças por meio de anormalidades familiares no DNA. Mayoclinic.com observa que a síndrome de Down, um distúrbio genético, tem sido associada ao aumento da predisposição para a leucemia.

Tratamentos

Tratamento para anomalias contagem de glóbulos brancos envolve uma série de diferentes técnicas. A quimioterapia é usada como uma forma primária de tratamento de leucemia. A radioterapia também pode ser útil para destruir células de leucemia e interromper o crescimento da doença. O tratamento de doenças originárias da medula óssea pode se beneficiar de cuidados paliativos para tratar dos sintomas e do transplante de células-tronco para tratar a causa, de acordo com a Biblioteca Médica On-line da Merck. , , ] ]