casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Perigos do Tabagismo Tabaco

Muitas pessoas têm o equívoco de que fumar cachimbo não representa os mesmos perigos que fumar cigarros. No entanto, os mesmos produtos químicos nocivos estão presentes em ambos os cigarros e cachimbos, observa o Centers for Disease Control and Prevention. Fumar cachimbo aumenta o risco de vários tipos de câncer, doenças cardíacas, problemas circulatórios e doenças pulmonares.

Risco de câncer

O tabaco para cachimbo coloca você em maior risco de câncer de boca, esôfago, pulmões, garganta e laringe ou caixa de voz. Os fumantes de cachimbo têm um risco especialmente alto de câncer de orofaringe, a área entre a parte de trás do céu da boca e a parte superior da garganta. Mesmo que você não inale, você pode desenvolver câncer em qualquer local que entre em contato com a fumaça, incluindo os lábios e a língua. Fumar cachimbo também coloca você em risco de câncer fora do trato respiratório, incluindo o estômago, bexiga e pâncreas.

fumar cachimbo contribui para um risco aumentado de doenças cardíacas e pulmonares. Bronquite e enfisema, dois tipos de doença pulmonar obstrutiva crônica, estão associados ao tabagismo. Essas doenças alteram a estrutura do tecido pulmonar e das vias aéreas, dificultando a respiração.

Os fumantes de tubos apresentam risco significativamente maior de derrames e doenças arteriais devido ao acúmulo de placa do que as pessoas que nunca fumaram. Fumar qualquer forma de tabaco pode contribuir para um aneurisma, onde parte da parede de uma artéria enfraquece e incha. Quando isso acontece na aorta, a maior artéria do corpo, uma ruptura pode ser fatal. A doença isquêmica do coração, caracterizada pela diminuição do fluxo sanguíneo para o coração, ocorre com mais frequência em fumantes de tabaco do que em não fumantes. A gravidade dessa condição geralmente se correlaciona com a quantidade que você fuma.

, , ] ]