casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Neem e perda de peso

Neem é um importante botânico no sistema ayurvédico de cura da Índia. É tradicionalmente usado para tratar a inflamação, infecções, febre, várias doenças da pele e para limpar o fígado e os rins. Outro uso de renome desta planta é promover a perda de peso, por vezes, em combinação com outras ervas. No entanto, há pouca evidência científica para validar uma associação entre nim e perda de peso.

Antecedentes

Neem, ou Azadirachta indica, é uma árvore de florescência na família do mogno. Embora muitas vezes seja considerada uma espécie invasora em regiões onde ela escapou do cultivo contido, ela é reverenciada como a “farmácia da aldeia” em suas terras nativas da Índia, Paquistão, Malásia, Birmânia, Sri Lanka e Bangladesh. Tradicionalmente, o neem é usado para melhorar a saúde bucal; deter parasitas intestinais; e tratar as queixas respiratórias, febre, diabetes, icterícia, malária, reumatismo, acne, psoríase e outras condições inflamatórias. Na verdade, é comumente adicionado a cremes para a pele e outros produtos de higiene pessoal vendidos na Europa e nos Estados Unidos, além da Índia. Partes da árvore também são usadas para fins culinários, e as flores são centrais para muitos rituais e celebrações hindus.

Teoria Ayurvédica

Em Ayurveda, os cinco elementos - ar, fogo, água, éter e terra - componha o tri-dosha, um sistema de interações que rege todos os seres vivos. Cada dosha, ou tipo, é dominado por certas características. Por exemplo, se seus amigos o descreverem como criativo, altamente criativo e um aprendiz rápido com um tipo de corpo magro, mas frequentemente pele seca, então você pode ser predominantemente vata dosha. Neem é tradicionalmente usado para tratar colesterol elevado, açúcar no sangue e obesidade em pessoas com uma constituição kapha, que é representada por terra e água e indica uma personalidade reflexiva, fácil com um gosto por comida e uma digestão lenta. Os tipos Kapha também tendem a desejar alimentos adstringentes, condimentados e amargos.

De acordo com a "Physicians 'Desk Reference for Herbal Medicines", o óleo de semente de nim contém azadiractina, um composto químico com uma ampla variedade de propriedades medicinais incluindo antiviral, antifúngico, antibacteriano e antimalárico. Além disso, a casca e as folhas de nim contêm substâncias químicas que reduzem a inflamação e a febre, além de dissipar vermes intestinais e outros parasitas. Certamente, esta informação suporta muitos dos usos tradicionais desta erva na medicina. No entanto, o PDR não correlaciona quaisquer componentes encontrados no neem com perda de peso.

Clinical Evidence

Pesquisadores R. Subapriya e S. Nagini da Universidade Annamalai, na Índia, publicaram uma revisão sobre as propriedades medicinais do neem em a edição de 5 de março de 2005 da Current Medicinal Chemistry. Dos mais de 140 compostos isolados de nim, os autores do estudo não mencionaram nenhum associado à promoção da perda de peso. Em vez disso, os cientistas concluíram que a literatura médica existente demonstra as propriedades antivirais, antifúngicas, anticarcinogênicas, anti-inflamatórias, antimaláricas e reguladoras do açúcar no sangue do nim.

Potencialidade

Deve-se notar que a ausência de A evidência de que neem promove a perda de peso pode ser simplesmente devido ao fato de que a planta nunca foi estudada para esse efeito. No entanto, Ripu M. Kunwar, Keshab P. Shrestha e Rainer W. Bussmann avaliaram o valor da fitoterapia tradicional, incluindo o sistema Ayurveda, na edição de 13 de dezembro de 2010 do Journal of Ethnobiology and Ethnomedicine. Com base em uma revisão de dados clínicos e, especificamente, observando o uso de nim para tratar a febre, os autores propuseram que as terapias tradicionais e como eles complementam os medicamentos convencionais são dignos de uma investigação mais aprofundada.