casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Qual é o significado do fator reumatóide elevado?

"Artrite" é um termo geral usado para descrever mais de cem condições diferentes, sendo uma delas a artrite reumatoide (AR). Essa condição pode ser leve ou muito incapacitante. Como muitas doenças crônicas, quanto mais cedo ela é diagnosticada, mais fácil é para o tratamento minimizar seus efeitos. RA é diagnosticada através de vários testes diferentes, incluindo exames de sangue, especificamente uma leitura do fator reumatóide em sua amostra de sangue. Seu corpo contém anticorpos, consistindo de um tipo de proteína encontrada no sangue e em outros fluidos corporais. Eles fazem parte do seu sistema imunológico e sua principal função é reconhecer e lidar com substâncias no corpo que são estranhas. Cada anticorpo é único e é especializado na defesa do corpo contra um antígeno específico. Quando o seu sistema está funcionando corretamente, ajuda a mantê-lo saudável; mas em alguns casos, o corpo confunde o self como estranho e ataca-se causando uma doença auto-imune. RA é um tipo de doença auto-imune.

Fator Reumatóide

O fator reumatóide é um anticorpo que não é normalmente encontrado no sangue, para a produção do seu corpo pode indicar RA ou outra doença do tecido conjuntivo. No entanto, também pode estar presente em indivíduos saudáveis ​​sem doença conhecida. Por outro lado, de acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, indivíduos com esses tipos de doenças podem ter um baixo fator reumatóide ou nenhum. É por isso que uma combinação de testes precisa ser feito para confirmar ou descartar um diagnóstico.

Condições com fator reumatóide elevado

Fator reumatóide pode ser detectado em pessoas com lúpus, síndrome de Sjögren, hepatite infecciosa, sífilis , mononucleose infecciosa, parasitas, tuberculose, doença hepática, uma infecção do coração, leucemia e sarcoidose, entre outros.

Resultados dos testes

Seus testes de laboratório mostrarão seu nível de fator reumatóide em termos de títulos ou unidades. Os títulos medem como a amostra de sangue deve ser diluída para não detectar mais o fator reumatóide. Por exemplo, se seu título é 1:20, isso significa que o fator é capaz de ser detectado quando uma parte de sua amostra de sangue é diluída em até vinte partes de uma solução salina.

Unidades medem a quantidade de luz que está bloqueada pela sua amostra de sangue no tubo. Se o seu nível de RF for alto, a amostra de sangue estará turva e menos luz poderá passar. O que são considerados altos e baixos níveis podem variar dependendo do laboratório que completa seus testes.

Em geral, um título normal é um valor igual ou inferior a 1:20; um nível de unidade normal é menor que 23 unidades /mL. Leituras acima destas significam que o seu RF está elevado. De acordo com a Fundação Arthritis, quanto maior o seu RF, mais ativa e grave é a sua doença.