casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Efeitos colaterais da ciclimicina

A ciclimicina é o nome comercial da minociclina de medicação prescrita. A ciclimicina faz parte de uma classe maior de antibióticos de amplo espectro chamados tetraciclinas. A ciclimicina é indicada para o tratamento de um amplo espectro de infecções bacterianas. A minociclina foi aprovada pela Food and Drug Administration em 1971 e tem sido extensivamente estudada em ensaios clínicos e pesquisas pós-comercialização. A ciclimicina provou ser geralmente segura e eficaz, mas pode causar vários efeitos colaterais que variam de leve a grave.

Distúrbios gastrointestinais

Os pacientes que tomam A ciclimicina pode ter vários efeitos colaterais gastrointestinais. De acordo com RxList, estes podem incluir anorexia, náusea, vômito, diarréia, dor de estômago, inflamação da garganta e da boca, mudanças na maneira como os alimentos saboreiam e cheiram e perda do esmalte dentário. Outros distúrbios digestivos podem incluir estômago doloroso de curto prazo e cólicas pancreáticas. Os pacientes também sofreram lesões na pele ao redor da boca e região anal-genital. RxList afirma que a maioria dessas reações ocorrem em pacientes que tomam comprimidos de ciclimicina ou cápsulas por via oral e à noite, antes de ir para a cama.

Pele e Reações Alérgicas

A ciclimicina pode causar problemas de pele e outras reações de hipersensibilidade alérgica. De acordo com Drugs.com, os pacientes podem experimentar perda de cabelo, caroços vermelhos doloridos nas pernas, escurecimento das unhas, coceira, morte de células da pele, erupção cutânea e pele seca. Pacientes do sexo masculino relataram inflamação do prepúcio peniano. Os pacientes também podem experimentar uma sensibilidade aumentada à luz. De acordo com o Folheto para o Consumidor de Ciclimicina, as reações alérgicas podem incluir urticária, inchaço dos vasos sanguíneos, artrite, obstrução das vias aéreas e tremores e sopros cardíacos. Pacientes que experimentam quaisquer reações alérgicas que não desaparecem depois de um curto período de tempo devem informar seu médico imediatamente para evitar complicações posteriores.

Outros efeitos colaterais

De acordo com Drugs.com, os pacientes podem experimentar várias reações do sistema nervoso central tais como convulsões, tonturas, sedação, sensações de fiação e pressão intracraniana. De acordo com o MedlinePlus, outros efeitos colaterais podem incluir visão turva, amarelamento da pele e dos olhos causado pelo deslocamento da bile, urina reduzida e escurecida, fezes reduzidas, confusão, extrema fraqueza e fadiga, sangramento incomum e hematomas devido a alterações nas plaquetas e arrepios. Os efeitos colaterais só podem se manifestar por um curto período de tempo e, em seguida, diminuem à medida que o corpo se ajusta à medicação. Efeitos colaterais persistentes e graves podem ser um indicador de que a ciclimicina não é a melhor escolha de tratamento, e os pacientes devem consultar seu médico para discutir uma alternativa adequada.