casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Sinais de envenenamento por gás radônio

A exposição ao radônio é altamente tóxica e perigosa para a saúde. De fato, o Cirurgião Geral dos EUA emitiu um alerta nacional de saúde sobre a exposição ao radônio em 2005. O radônio é um gás incolor e inodoro, o que o torna extremamente difícil de detectar. Você deve ser proativo e aprender sobre as melhores maneiras de identificar o risco de exposição ao radônio para evitar as conseqüências negativas do envenenamento por radônio.

Building Monitors

Nenhuma quantidade de exposição ao radônio é segura. Além disso, é quase impossível identificar a presença de radônio sem um dispositivo de monitoramento. Como o radônio está presente em qualquer lugar dentro de casa, ao ar livre etc., a EPA precisou estabelecer um limite de concentração. A EPA estabeleceu níveis de radônio entre 2 pico Curies por litro, ou pCi /L, e 4 pCi /L para ser o ponto para consertar sua casa ou prédio para eliminar a contaminação por radônio. São vendidos dispositivos que podem ser colocados em sua casa para monitorar continuamente os níveis de radônio, ou você pode fazer com que um inspetor meça os níveis regularmente. O Radon Center recomenda que os indivíduos testem todas as novas casas antes de comprá-los e monitorem continuamente os níveis.

Sintomas físicos

O radônio é um elemento radioativo produzido do urânio em decomposição que pode causar consequências à saúde. É um carcinógeno conhecido porque a radiação ionizante pode modificar o DNA e causar mutações e outros efeitos prejudiciais. Como o radônio é um gás inodoro, a maioria desses efeitos nocivos é tipicamente observada nos pulmões. De acordo com os Centros de Controle de Doenças, não há sinais físicos ou sintomas específicos de intoxicação por radônio, o que dificulta sua identificação. O Centro de Radon afirma, no entanto, que problemas pulmonares como tosse persistente, chiado no peito, respiração pesada e infecções pulmonares podem resultar da exposição ao radônio. Estes também são sinais precoces de câncer de pulmão. Informe o seu médico se tiver algum destes sintomas para garantir uma avaliação diagnóstica mais completa.

Câncer de Pulmão

O CDC declarou que a exposição ao radônio é a segunda principal causa de câncer de pulmão por trás do tabagismo . De acordo com a EPA, no entanto, mesmo se você nunca fumou cigarros, mas foram expostos ao nível de radônio de 4 pCi /L, o risco de você desenvolver câncer de pulmão é semelhante ao risco de morrer em um acidente de carro. Esse nível de risco é equivalente a sete em cada 1.000 pessoas que desenvolveriam câncer de pulmão com base em sua exposição ao radônio. Se você é um fumante atual ou ex-fumante com exposição a radônio, seu risco de desenvolver câncer de pulmão é muito maior. Se houver um cluster de câncer de pulmão em sua área, talvez seja um sinal de altos níveis de radônio em prédios públicos. Proteja seus pulmões e sua saúde tomando consciência dos riscos do radônio em sua casa e local de trabalho.

, , ] ]