casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Efeitos colaterais prejudiciais do molde preto

O bolor negro, também conhecido como mofo ou bolor, é um tipo de fungo que produz um crescimento fofo ou pulverulento nas superfícies. O bolor negro é capaz de crescer em muitas superfícies domésticas, como tapetes, tecidos, couro, madeira, isolamento e alimentos. A exposição ao bolor negro pode levar a vários problemas de saúde, que variam de acordo com o método de contato. Os sintomas da exposição ao bolor negro podem ser classificados em quatro categorias: alergias, irritações, infecções e toxicidades. Alergias

Uma resposta alérgica é o sintoma mais comum da exposição ao bolor negro. Indivíduos alérgicos ao bolor negro podem ter espirros, olhos lacrimejantes, vermelhidão e comichão na pele e dor de cabeça.

irritações

As irritações devidas à exposição ao bolor negro resultam quando o fungo degrada as substâncias para viver e no processo produz compostos orgânicos voláteis. VOCs causam o odor mofado ou mofado associado com a presença de moldes. A exposição aos COVs pode causar irritação das membranas mucosas e do sistema nervoso central. Os sintomas associados a esse tipo de exposição podem incluir hemorragias nasais, tosse com expectoração negra, dores de cabeça constantes, tontura, diminuição da atenção e dificuldade de concentração.

Infecções

Infecções por exposição ao bolor negro são extremamente raras , mas eles podem ocorrer. Pessoas com sistema imunológico enfraquecido devido ao HIV /AIDS ou à quimioterapia podem ter uma suscetibilidade aumentada à infecção devido ao bolor negro. O nome científico para o fungo que causa o bolor negro é Aspergillus niger. Uma infecção pulmonar conhecida como aspergilose pode ocorrer se grandes quantidades de Aspergillus niger forem inaladas. Os sintomas associados à apergilose incluem febre, tosse com sangue e chiado no peito. Além disso, se esporos de bolor negro penetrarem nesse canal auditivo, pode ocorrer uma infecção fúngica no ouvido. Os sintomas associados a esta infecção no ouvido incluem dor de ouvido e perda auditiva temporária, e é possível que a infecção danifique o canal auditivo.

Toxicidade

O mofo preto também pode produzir uma substância venenosa chamada micotoxinas. De acordo com o site BlackToxicMolds.com, os moldes pretos não produzem constantemente micotoxinas. Os moldes pretos produzem a maioria das micotoxinas em áreas com umidade constante, como atrás de painéis de parede, em tetos ou sob tapetes. O artigo de Michael Bains intitulado "Black Mold Symptoms" no site PlanetMold.com afirma que a toxicidade pode ocorrer quando os seres humanos entram em contato com essas micotoxinas por ingestão ou contato com a pele. A toxicidade do mofo-preto pode causar condições médicas que alteram a vida ou ameaçam a vida. Deve notar-se que a toxicidade da exposição ao bolor negro é extremamente rara e a gravidade desta condição varia de pessoa para pessoa. No entanto, a toxicidade do mofo-preto pode levar à cegueira, danos cerebrais, perda permanente de memória, sangramento nos pulmões, câncer e até a morte. , , ] ]