casa | | Informação em Saúde >  | saúde mental | estresse |

Como lidar com dilemas éticos

Dilemas éticos vir de várias formas , mas todos têm os mesmos problemas subjacentes básicos. Kelley L. Ross , Ph.D, escrevendo para a revista de filosofia " Os Anais da Escola Friesian ", diz que os dilemas morais surgem quando uma só ação moralmente pode causar efeitos negativos - ou quando uma ação moralmente repreensível pode produzir efeitos positivos. Pense utilitarista !

Imagine que um trem desgovernado está caminhando para cinco pessoas. Há uma alavanca track- switcher ao seu lado que desviaria o trem na direção contrária , onde um homem está de pé. Se desviar da pista, que são basicamente a assassinar o homem, mas se você não se desviar da pista, cinco morrerão . O que você faz ?

A idéia por trás do utilitarismo é que as escolhas devem ser feitas com base no número de efeitos positivos e negativos de cada opção. No exemplo, isso é simples : ou cinco anos morrem ou se morre . Filosofia utilitarista diz que você deve mudar a faixa .
Intervenção

Pense se a sua intervenção na matéria é necessária. No exemplo acima , você tem a capacidade de salvar vidas de quatro pessoas , mas o trem se dirigia para eles de qualquer maneira. Você deve agir? As vidas das pessoas são, obviamente, coisas valiosas para estar em jogo; nesta situação , é necessário intervir.
confiar em seus instintos

As pessoas geralmente têm uma boa bússola moral , e em dilemas , não há resultado ideal. Aceitar consequências negativas e confiar em sua decisão.