casa | | Informação em Saúde >  | saúde mental | Tratamentos Doença Mental |

Os conceitos-chave de Psicodrama

Psicodrama é um tipo de psicoterapia que utiliza uma ação dramática guiada para examinar os problemas ou questões de um indivíduo. Ele utiliza métodos experimentais e dinâmicas de grupo para trazer conhecimento e crescimento pessoal para essa pessoa. Ao explorar o mundo do participante por meio de ação ao invés de falar , ele oferece um ambiente para expressar com segurança sentimentos fortes. Um líder de grupo treinado serve como guia para aqueles que participam na sessão. História

A idéia do psicodrama foi concebido e trazido à vida por um psiquiatra romeno , Jacob L. Moreno, na década de 1930 . Moreno também fundou a Sociedade Americana de Psicoterapia de Grupo e Psicodrama , em 1942 . Em 1947, ele lançou o que agora é chamado de " The Journal of Group Psychotherapy , Psicodrama e sociometria ", a primeira revista para divulgar exclusivamente todas as formas de psicoterapia de grupo . Através do psicodrama , o objetivo do Dr. Moreno foi criar uma disciplina para usar a criatividade e espontaneidade de uma pessoa para alcançar seu potencial mais elevado.
Componentes

Os componentes básicos do psicodrama incluir as seguintes funções : o diretor , o protagonista, os egos auxiliares , o público eo palco. O diretor é o facilitador treinado, que produz , observa , age como um catalisador e orienta a ação do grupo . A protagonista é a pessoa que apresenta um problema ou questão a ser explorada . Os membros do grupo que assumem os papéis de outros significativos , vivo ou morto, na vida do protagonista, incluindo objetos inanimados , animais ou outros objetos emocionalmente carregadas são os egos auxiliares. O público é composto por membros do grupo que testemunham o drama e servem como um tipo de espelho exteriorizada . O palco é o espaço físico em que o drama acontece.

Conceitos

trabalhando no momento presente , o foco é no aqui e agora . Participantes reencenar conflitos e situações passadas como se estivessem acontecendo agora. Trabalhando no presente estimula a criatividade , o que aumenta as habilidades dos participantes de enfrentamento e espontaneidade , o que encoraja a improvisação e permite que as pessoas para conhecer novas situações com uma nova perspectiva. Quando os indivíduos se conectar uns com os outros de uma forma significativa e ter uma profunda compreensão do outro, ele é chamado de um "encontro ". O cimento que mantém os grupos em conjunto é chamado de " tele ", o fluxo bidirecional de sentimentos entre as pessoas. Em teoria, o papel , os membros do grupo podem examinar seus papéis , renegociá-los e escolher diferentes maneiras de jogar esses papéis .

Técnicas

Várias técnicas são usadas em psicodrama. Na dramatização , as situações anteriores ou antecipados são encenadas , às vezes usando bonecas , fantoches, máscaras ou outros adereços. Na inversão de papéis , o protagonista assume a parte de outra personalidade no drama, vendo a si mesmo através dos olhos dos outros. Na técnica da cadeira vazia, o protagonista explora seus sentimentos , falando para a cadeira , o que representa um indivíduo que está em conflito com . A técnica do espelho usa outro membro para espelhar posturas, gestos e palavras do protagonista como eles aparecem na promulgação para que ele possa ver a si mesmo como os outros fazem.