Como indivíduo autoempregado, deve pagar um imposto de autoemprego além do seu imposto federal de rendimento. O imposto de autoemprego ajuda a pagar o sistema de Segurança Social, que inclui financiamento do Medicaid. Empregados e empregadores partilham o custo dos impostos de Segurança Social e Medicare, mas como não tem empregador, é responsável por pagar 100% da sua parte. A partir de 2011, a taxa de imposto de autoemprego dos EUA é igual a 13,3% do seu rendimento, embora metade do imposto de autoemprego seja dedutível federalmente.
Se estiver atualmente inscrito no Medicaid, mas tornou-se recentemente autoempregado, pode arriscar perder a sua cobertura. À medida que o seu rendimento muda, é responsável por notificar o Medicaid de um ganho ou perda de rendimento. Como o autoemprego pode significar flutuações de rendimento que variam de mês para mês, o programa Medicaid do seu estado pode considerar a média do rendimento do seu agregado familiar ao longo de vários meses para determinar se é elegível para continuação da cobertura.
Se for um trabalhador de baixa renda devido ao seu autoemprego, pode qualificar para Medicaid se o rendimento do seu agregado familiar estiver abaixo das diretrizes de elegibilidade do seu estado. Se tiver filhos, tem maiores probabilidades de qualificar para Medicaid, pois a maioria dos estados fornece limites de elegibilidade de rendimento expandidos para famílias com filhos, em vez de adultos sem dependentes. Como as qualificações de rendimento variam por estado, deve contactar o departamento de saúde e serviços humanos do seu estado para determinar a sua elegibilidade.
Se não qualificar para Medicaid, ainda terá acesso a alguns benefícios fiscais significativos se optar por comprar um plano de seguro de saúde privado para si e para a sua família. O Internal Revenue Service permite que indivíduos autoempregados deduzam 100% do custo dos prêmios de seguro de saúde para si e membros da família como despesa empresarial qualificada. Além disso, quaisquer despesas diretas que pague por franquias, cosseguro ou copagamentos são dedutíveis federalmente para o valor que exceda 7,5% do seu rendimento bruto ajustado.