casa | | Informação em Saúde >  | Dieta Nutrição | Suplementos Nutricionais |

Efeitos adversos do Ácido Linoléico Conjugado

Ácido linoléico conjugado (CLA) é um ácido graxo não essencial encontrado principalmente na carne e produtos lácteos de ruminantes . Acredita-se para ter antioxidantes e anti -câncer propriedades , e também é acreditado para reduzir a gordura corporal e aumentar a massa muscular magra. Kangaroo carne é considerada como tendo a maior concentração de CLA. Em os EUA , a carne é a maior fonte de CLA , e alimentados com carne - grama tem 300 por cento a 500 por cento a mais do que o CLA alimentados com grãos. Os ovos também são uma boa fonte de CLA. CLA é considerado a ter muitos benefícios para a saúde , eo único efeito colateral é consistentemente relataram desconforto gastrointestinal leve após tomá-lo. No entanto, há estudos que sugerem que o CLA também pode ter efeitos adversos graves , principalmente em pessoas com diabetes e síndrome metabólica. Resistência à insulina e baixo HDL em Estudos Humanos

um estudo de homens obesos com sinais de síndrome metabólica 2002 , a suplementação com CLA demonstraram uma redução da gordura corporal e peso, mas também mostrou um aumento na resistência à insulina e sangue açúcar, e uma queda nos níveis de HDL ( colesterol bom) . Embora este estudo ilustra sérios efeitos adversos da suplementação de CLA , ilustra esses efeitos dentro de uma população especial. Seja ou não CLA teria o mesmo efeito em homens obesos sem diabetes e /ou sinais de síndrome metabólica continua a ser visto . No entanto, um estudo de 2003, em camundongos revelaram resultados semelhantes.
Resistência à insulina em camundongos Estudos

Os camundongos foram divididos em dois grupos diferentes. Um grupo foi alimentado com uma dieta rica em CLA por 4 semanas , então alimentados com uma dieta livre de CLA por mais 4 semanas. O outro grupo tinha uma dieta isenta de CLA por 2 semanas , em seguida, uma dieta com CLA por mais 2 semanas. Durante esse período , alguns dos ratos também receberam injecções de uma droga anti - diabetes para aumentar a insulina sensitivity.The primeiro grupo de ratinhos perder quantidades significativas de gordura corporal, mas ganhou uma quantidade excessiva de gordura no fígado e resistência à insulina experiente . Quando CLA foi removida, os animais ganharam peso, mas os níveis de gordura nos ratos dropped.The fígado que receberam a droga anti- diabetes não perder peso, mas também não se tornaram resistentes à insulina .
Níveis
gordura corporal em ratos Estudos

O estudo em ratos utilizados ratos especialmente criados para ganhar peso. Os ratos foram alimentados com uma dieta rica em gordura durante 4 semanas. Então , para as próximas 4 semanas , metade dos ratos receberam uma dieta com baixo teor de gordura com a suplementação de CLA. Os restantes ratos tiveram uma dieta com baixo teor de gordura , sem CLA. O suplemento não causou a perda de gordura , mas o excesso de gordura não se acumular no fígado , também.
Estudos contraditórios

Embora todos os estudos acima indicaria que perda de gordura corporal com CLA leva a um aumento na gordura hepática , nenhum dos estudos incluídos exercício como um componente e muitos dos estudos voltados para populations.A especial estudo de 2007 sobre os indivíduos obesos saudáveis ​​mostraram uma diminuição da gordura corporal , um aumento na massa magra e sem diminuição dos níveis de HDL. Um estudo de 2008 em homens saudáveis ​​não mostrou nenhum efeito adverso sobre os níveis de HDL , níveis de sensibilidade à insulina ou açúcar no sangue.
Conclusão

Há estudos mostrando diminuição de HDL e resistência à insulina como potenciais efeitos adversos do CLA . No entanto, porque esses estudos foram realizados em populações especiais , não está claro se esses mesmos efeitos estão presentes em obesos, mas populações saudáveis. Os efeitos adversos de CLA pode ser relacionada com o CLA , em geral, ou para o estado físico da pessoa que o CLA e a quantidade consumida . Por estas razões, as pessoas considerando a suplementação de CLA , especialmente aqueles com diabetes e /ou síndrome metabólica , devem consultar seus médicos e monitorar os níveis sanguíneos .