casa | | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doença renal |

A história da máquina de diálise

Para pacientes com doença renal e insuficiência renal, a máquina de diálise é , literalmente , um salva-vidas . Desde o seu desenvolvimento na primeira metade do século 20 , os avanços na tecnologia de diálise , desde então, fez este tratamento comum para milhares de pacientes. Sem rins funcionando , um paciente antes teriam morrido. Agora , a vida pode ser prolongada enquanto o paciente aguarda um transplante de rim , o que muitas vezes implica uma espera de vários anos. O que é a diálise ?

Diálise , hemodiálise , mais especificamente , é o processo de filtragem de toxinas e resíduos do sangue artificialmente . Normalmente esta função é realizada pelos rins , que em um processo diariamente 200 quarts de sangue e remover cerca de 2 litros de água e resíduos . Para pacientes com doença renal ou insuficiência renal aguda, máquinas de diálise são fundamentais para salvar e prolongar a vida.

O sangue é bombeado a partir do corpo para dentro da máquina de diálise , que separa e filtra as toxinas e resíduos de produtos , retornando sangue limpo para o corpo . A separação é alcançada por meio de um líquido conhecido como diálise , que é separado do sangue por uma membrana semipermeável permitindo que as toxinas e resíduos para ser retirado .
Primeiros diálise pioneiros

O termo " diálise " foi usado pela primeira vez por Thomas Graham , um professor em Glasgow, em 1861. ele criou uma membrana semipermeável de papel vegetal revestido com albumina, e foi capaz de observar que cristalóides poderia passar por ela .

As primeiras experiências em hemodiálise foram conduzidos com animais em 1913. A máquina criada foi apelidado de um " rim artificial " e foi usado com sucesso. Ela nunca foi tentada em pacientes humanos. Os criadores , no entanto, fez notar que a máquina pode ser útil no tratamento de pacientes humanos , particularmente aqueles com danos nos rins ou fracasso.

Diálise Humano foi realizada pela primeira vez por George Haas da Alemanha, em 1924. A diálise durou apenas 15 minutos , e não foram observadas complicações ou relatados.
Primeira máquina de diálise

Dr. Willem Kolff é comumente reconhecido como o pai da máquina de diálise . Ele começou a investigação em 1930 e construiu a primeira máquina de diálise tambor rotativo , em 1943. Trabalhando sob escrutínio nazista na Holanda ocupada , ele construiu a primeira máquina de itens comuns , incluindo uma máquina de lavar roupa , latas de suco de laranja e peles de salsichas .

Os primeiros resultados foram de sucesso limitado até que , em 1945 , uma mulher em coma urêmica recuperou a consciência após 11 horas na máquina de Kolff . Até o final da Segunda Guerra Mundial, Kolff tinha construído cinco de seus dialisadores , que ele doou para hospitais em todo o mundo antes de se mudar para os Estados Unidos para continuar a sua pesquisa.
Longo prazo diálise

Devido à necessidade de acessar o sangue cada vez que um paciente foi submetido a diálise , os médicos nos primeiros dias não considerou um tratamento viável a longo prazo. Inicialmente, este problema foi resolvido pelo Dr. Belding Scribner com sua invenção da Scribner Shunt . O shunt foi um dispositivo em forma de U usada para conectar a tubos de plástico na artéria e veia acessados ​​entre tratamentos de diálise . Isto permitiu aos médicos utilizar a mesma de acesso cada diálise tempo necessário para ser realizado . Para alguns , diálise tornou-se um tratamento diário . Ainda hoje, os pacientes em diálise são tratados pelo menos três a quatro vezes por semana .
Os Próximos Passos

grandes avanços foram feitos na segunda metade do século 20 , em a área da diálise , incluindo a introdução de diálise em casa , em 1960. Isto permitiu parentes para ajudar um paciente a receber tratamentos diários , sem ter que visitar o hospital ou consultório médico . Um tipo alternativo de diálise , conhecido como diálise peritoneal também foi desenvolvido . Neste processo , o dialisado foi injectado no abdómen e filtrado do sangue sem o sangue ter de ser removida do corpo .

Hoje , o foco parece ser em máquinas de fazer diálise menores e mais facilmente acessível . Pesquisa e desenvolvimento está em curso sobre o potencial de um " rim wearable ", um pequeno , usado externamente dispositivo portátil de diálise . Este avanço seria um enorme passo em frente para os pacientes de diálise , proporcionando -lhes a liberdade e mobilidade para estar longe de casa e até mesmo viajar , o que é difícil com uma máquina de diálise volumosos ou quando se tem de ir ao hospital várias vezes por semana .