casa | | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doença renal |

Os riscos de LECO

litotripsia extracorpórea refere-se a um método de dividir pedras nos rins. A teoria é que o choque, ou som, ondas dirigidas ao rim vai passar através dos tecidos moles , mas vai bater o material duro da pedra e dividi-lo em fragmentos que podem passar facilmente através do resto do sistema urinário. Há muitas vantagens para este procedimento sobre alternativas , mas não é isenta de riscos . Risco major
O rim é o alvo de litotripsia .

Pedras nos rins são formadas a partir de pequenos cristais que se acumulam nos rins ou em outras partes do trato urinário . Estas pedras - também chamados cálculos renais - são comuns e ter várias causas. Em LECO , ondas de choque ou de som fragmentar as pedras para que eles possam passar mais facilmente. Em raras ocasiões, os rins podem ser danificados pelo procedimento e pode desligar . Nódoas negras para os rins pode também causar dor e sangue na urina . LECO não é possível durante a gravidez ou obesidade grave e pode ser contra-indicado para pessoas com marca-passos . Riscos
Minor

Existem vários pequenos riscos associados ao procedimento . Pode haver alguma dor como os fragmentos de passar para baixo do ureter - tubo que conduz à bexiga - mas isso vai ser menor do que a dor causada por uma pedra maior . Em alguns pacientes , pode haver uma infecção urinária resultante . A possibilidade de desconforto do próprio processo é remoto . Alguns estudos têm mostrado aumento das taxas de diabetes tipo 2 e hipertensão , mas a American Urological Association afirma essas condições podem ter sido .
Procedimento sem êxito

Em raras ocasiões LECO não funciona. Ou a pedra não é dividido em pedaços pequenos o suficiente , deixando pedaços maiores, que podem alojar no trato urinário e causar dor, ou o procedimento pode ter que ser repetido. Se o procedimento não funcionar , a cirurgia pode ser necessária para remover a pedra ou fragmentos manualmente.

Riscos de recorrência

Muitos tipos de pedras nos rins são mais comuns em homens , com exceção daqueles causados ​​por infecções do trato urinário , que são mais comuns em mulheres . As pedras tendem a recorrer e eles parecem funcionar nas famílias. Muitas pessoas têm mais de um episódio , especialmente se há uma doença subjacente causando as pedras , como a gota.

Vantagens de LECO

acordo com a American Urological Association , as vantagens da LECO superam os riscos. Cirurgia e outros procedimentos mecânicos - como a ureteroscopia - são mais arriscados do que LECO , e passando toda pedra é muito doloroso. " Vigilante espera" pode levar ao inchaço dos rins e dor extrema , até mesmo insuficiência renal . Embora LECO não é sem algum risco, centenas de procedimentos são realizados a cada ano , sem conseqüências adversas a longo prazo. O AUA diz sobre uma pessoa em cada 10 experiências problemas.