casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

A diferença entre catecolaminas e não catecolaminas

O que acontece quando você se depara com algum tipo de perigo? No reino animal há uma síndrome de luta ou fuga que é ativada dentro do corpo quando confrontada com o perigo. Em outras palavras, as glândulas supra-renais são ativadas para salvar o corpo. Quando isso acontece, o sistema andrenérgico é ativado. O sistema libera agonistas adrenérgicos que também são conhecidos como "simpaticomiméticos". Este nome é derivado de suas características que é para imitar os sintomas do sistema nervoso simpático.

O que são catecolaminas?

As catecolaminas são hormônios que são liberados pelas glândulas supra-renais quando uma pessoa é confrontada com qualquer tipo de estresse. Esta é uma resposta de luta ou fuga pelas glândulas supra-renais que é ativada para a sobrevivência da pessoa. O papel das catecolaminas é aumentar a frequência respiratória, a frequência cardíaca, a pressão arterial, a força muscular e o estado de alerta mental. Para apoiar as funções da síndrome de luta ou fuga no corpo, o fluxo sanguíneo é retirado da pele e redirecionado para o cérebro, rins e coração para esse fim. Alguns exemplos de catecolaminas no corpo são adrenalina ou epinefrina, dopamina e norepinefrina.

O que são não catecolaminas?

As não catechalaminas são drogas adrenérgicas que são usadas para ativar os preceptores alfa e beta. Essas drogas não contêm catecol no seu núcleo. Alguns exemplos dessas drogas são efedrina, fenilefrina, anfetamina, metatraminol e metoxamina. Estas drogas são usadas como tratamento para várias doenças, como contra a constrição das células do sangue, para alcançar o relaxamento muscular com facilidade, para o descongestionamento nasal e ocular e para a dilatação dos brônquios.

Diferenças

A diferença básica entre o Catecolaminas e noncatecholamines é que um é produzido dentro do corpo eo outro é o nome dado a um grupo de drogas que geram a mesma reação no organismo que as catecolaminas. As não catecolaminas podem ser de ação indireta, ação direta e dupla ação. As noncatecholamines de ação direta são usadas especialmente para estimular os receptores alfa e beta. Estes incluem isotharine, terbutalina e albuterol enquanto os de dupla ação incluem a efedrina.

As diferenças mais importantes

As catecolaminas são sempre e exclusivamente de ação direta. Por outro lado, como as não catecolaminas são de ação direta, indireta e dupla, elas podem ser administradas após a cirurgia, duram mais e têm a capacidade de atravessar a barreira hematoencefálica. Usadas principalmente em casos de quase morte, as não-catecolaminas são, de fato, drogas que salvam vidas em mais de uma maneira.