casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Efeitos do abuso de drogas e álcool na família

O efeito do abuso de drogas e álcool em uma família é evidente se uma criança está abusando de drogas ou se um pai está abusando. Estruturas familiares tornaram-se mais complexas e os efeitos do abuso de drogas nas famílias também serão afetados por diferentes estruturas, como famílias de etapa, multi-geracionais ou monoparentais. De acordo com o Phoenix House Center em Addiction and the Family, o efeito do abuso de drogas em uma família não é idêntico de casa para casa.

Comunicação e Interação

Segundo a Biblioteca Nacional de Medicina existem vários padrões de interação em famílias onde o abuso de drogas está presente, se o abusador é um filho ou um pai. A comunicação dentro da família pode ser negativa e o humor geral é freqüentemente deprimido. Regras são erraticamente definidas e aplicadas pelos pais, o que confunde as crianças. O resultado pode ser um mau comportamento, pois as crianças tentam obter qualquer atenção possível sem poder avaliar adequadamente o comportamento dos pais. Os pais podem negar o problema em seu cônjuge ou filhos e ter expectativas irreais. Em alguns casos, o abuso de drogas é um resultado da automedicação para lidar com a ansiedade ou depressão grave.

Caregiving

De acordo com o Centro Nacional de Dependência e Abuso de Substâncias da Universidade de Columbia, um número crescente de avós é agora funcionando como os prestadores de cuidados primários porque pais que abusam de substância são incapazes de cuidar de seus próprios filhos. Essas crianças criadas exclusivamente pelos avós também correm maior risco de desenvolver problemas de abuso de drogas. Isso pode ser porque os avós originalmente criaram as crianças que tinham um risco maior de abuso e agora estão criando os netos no mesmo ambiente. De acordo com o Phoenix House Centre on Addiction and the Family, o problema dos pais com abuso pode resultar em problemas de saúde de uma criança devido a doenças relacionadas ao estresse, como dores de cabeça, distúrbios gastrointestinais ou enxaquecas, e devido à supervisão inadequada.

Se você usa drogas, tem um risco maior de perder seu emprego do que um indivíduo que não usa drogas. Instabilidade, desemprego de longa duração e acidentes ou ferimentos no trabalho colocam as famílias sob grande estresse financeiro. De acordo com o Centro Nacional de Dependência e Abuso de Substâncias da Universidade de Columbia, outros membros da família podem ter que trabalhar mais fora de casa para compensar os salários perdidos do agressor.

Impacto nas relações entre adultos

Para o Centro Nacional de Dependência e Abuso de Substâncias da Universidade de Columbia, há uma mudança de papéis dentro de uma família que sofre abuso de drogas que pode resultar em casamentos infelizes, abuso físico, abuso sexual ou divórcio. Mesmo quando o abuso de substâncias não termina o casamento, isso pode afetar negativamente sua qualidade. O divórcio aumentará o risco de que as crianças sofram abuso de substâncias e esteja relacionado ao aumento dos níveis de violência entre parceiros no lar.

Impacto nas relações com as crianças

De acordo com o Phoenix House Centre on Addiction and the Family children suportar sofrimento, confusão e dor em seus lares. No entanto, apesar da situação, as crianças muitas vezes se culpam pelo abuso de substâncias de seus pais, acreditando que, se não lutassem ou mantivessem seus quartos limpos, seus pais não usariam drogas. As crianças estão assustadas, podem testemunhar violência e também podem sofrer de distúrbio de estresse pós-traumático com distúrbios do sono, ansiedade e depressão associados a vítimas de crimes. Crianças em lares com baixa estabilidade também correm maior risco de abuso sexual. Linhas de relacionamento normais são confusas e a comunicação é interrompida, levando a um comportamento que normalmente não seria permitido.