casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Benefícios do estrogênio

O estrogênio é um conjunto natural de hormônios responsáveis ​​pela reprodução feminina e pelo desenvolvimento de características sexuais. Os machos também produzem pequenas quantidades de estrogênio. O site HealthyWomen observa que o estrogênio tem efeitos sobre o metabolismo, funções sexuais e humor. Níveis mais baixos de estrogênio, como durante a menopausa, podem alterar processos fisiológicos e alterar a densidade óssea e causar problemas urinários. Muitas mulheres usam reposição de estrogênio para combater esses efeitos.

Protege Ossos

O estrogênio promove a produção de osteoblastos, ou células que produzem osso. De acordo com HealthyWomen, o estrogênio produzido nos ovários previne a perda óssea ao trabalhar em conjunto com cálcio, vitamina D e outros hormônios que mantêm a saúde dos ossos. Quando as mulheres têm baixos níveis de estrogênio, o risco de desenvolver osteoporose aumenta. Terapia de reposição de estrogênio pode ajudar a prevenir a osteoporose. A reposição de estrogênio é idealmente iniciada durante a menopausa precoce para maximizar o benefício da preservação óssea, de acordo com o site EndocrineWeb.

Protege o Coração e o Cérebro

A Cleveland Clinic observa que o estrogênio beneficia o coração aumentando a lipoproteína de alta densidade ou bom colesterol, ao mesmo tempo em que diminui a lipoproteína de baixa densidade ou o mau colesterol. Acúmulo de colesterol ruim nas artérias resulta em acúmulo de placa que leva à doença cardiovascular. O estrogênio também ajuda a relaxar os vasos sanguíneos dilatados para promover o aumento do fluxo sanguíneo. Embora a terapia de reposição hormonal seja potencialmente útil, a Cleveland Clinic indica que a Food and Drug Administration dos Estados Unidos não recomenda a terapia de reposição hormonal como um meio de prevenir problemas cardiovasculares.

De acordo com um relatório no site News--Medical.net o estrogênio é benéfico na proteção da função cerebral de mulheres na pré-menopausa que tiveram os ovários removidos. A remoção do ovário é frequentemente necessária em caso de risco de câncer. Os ovários são responsáveis ​​pela produção de estrogênio, então a terapia estrogênica é iniciada após a remoção do ovário para manter o equilíbrio hormonal.

Alivia os sintomas da menopausa

Durante a menopausa, muitas mulheres experimentam uma sensação de calor intenso ocasional, conhecido como calor pisca. Eles muitas vezes experimentam outros sintomas, como distúrbios do sono e alterações de humor. A reposição de estrogênio pode ajudar a aliviar esses sintomas. HealthyWomen observa ainda que a secura vaginal durante a menopausa é problemática para algumas mulheres, resultando em sexo doloroso. A terapia de estrogênio vaginal ajuda a aliviar o ressecamento, além de prevenir possíveis infecções do trato urinário associadas à menopausa, devido ao enfraquecimento da uretra.