casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Comunicação Terapêutica e Não Terapêutica

A comunicação envolve pelo menos duas pessoas. O falante codifica uma mensagem em palavras e ações não-verbais, depois a passa para o receptor. O receptor então decodifica e age na mensagem. Profissionais de saúde qualificados e outros que trabalham com clientes usam técnicas de comunicação terapêutica para melhorar o atendimento de seus pacientes. Você pode prejudicar o cuidado se você confiar na comunicação não terapêutica.

A comunicação terapêutica é projetada para ajudar seu cliente a alcançar uma melhor compreensão de sua condição e tratamento, encorajando-a a expressar seus sentimentos e discutir suas idéias, enquanto mostrando respeito e uma aceitação do ponto de vista dela. A comunicação não terapêutica interfere em seu relacionamento com ela, colocando barreiras no caminho do diálogo aberto, confiante e respeitoso. Propósito de acordo com o Hospital Infantil.org, a comunicação terapêutica inicialmente cria um relacionamento com seu paciente. Você pode então abrir uma discussão com ele sobre problemas de saúde e coletar informações apropriadas. Descubra como a vida aparece para ele e ofereça as informações necessárias antes de terminar a conversa.

Linguagem Terapêutica

Use a escuta ativa para fazer perguntas e refletir de volta o que ouviu, para verificar se você entendeu o que você paciente lhe diz. Faça perguntas abertas, como “Conte-me sobre suas dificuldades”, para incentivá-la a assumir a liderança da discussão e peça a ela que ela lhe diga mais. Passe tudo o que ela precisa saber, levando muito tempo e incentivando-a a fazer perguntas. Concentre-se em assuntos importantes, afirmando-os claramente, e resuma os principais pontos de sua discussão no final, para verificar se ambos concordam.

Idioma não terapêutico -

Fique longe de hábitos não terapêuticos, como pedir informações irrelevantes questões pessoais, afirmando opiniões pessoais ou mostrando desaprovação. A comunicação não terapêutica, dando uma falsa segurança ou simpatia ou fazendo perguntas “por que”, pode tornar seu paciente defensivo. Se você tentar fazer suposições sobre seus sentimentos, você pode ir para a conclusão errada, aponta Nursing Crib.com. Evite fazer comentários que mostrem seus sentimentos, porque eles são irrelevantes para ele e podem prejudicar o relacionamento que você construiu.

Comunicação não-verbal -

Lembre-se de usar comunicação não verbal terapêutica porque seu paciente lerá as pistas que você deu com sua expressão facial, linguagem corporal e tom de voz. Mais de 80% das mensagens de comunicação são não-verbais, de acordo com o livro de Albert Mehrabian “Mensagens silenciosas”. Use expressões encorajadoras para que ela continue a falar abertamente e evite levantar as sobrancelhas ou sorrir inadequadamente, porque você pode parecer incrédulo. Use linguagem corporal aberta e não cruze os braços porque isso coloca uma barreira física entre vocês dois. Sente-se ou fique no nível dela para escapar de qualquer aparência de "conversar" com ela.

, , ] ]