casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

A Importância do Esporte e da Recreação para os Jovens com Deficiência

A baixa autoestima e a falta de confiança podem atormentar as crianças com deficiências. Permitir que eles tenham acesso igual ao esporte pode melhorar suas habilidades motoras, habilidades sociais e de comunicação, bem como melhorar sua saúde e bem-estar geral. As crianças com necessidades especiais amadurecerão física, social e emocionalmente ao participar de uma atividade recreativa.

Habilidades Motoras Brutas

A capacidade de executar movimentos controlados que exigem grandes músculos é conhecida como habilidades motoras grossas. Movimentos que envolvem o uso dos grandes músculos incluem andar, correr, engatinhar ou pular. Muitas vezes, as crianças com necessidades especiais não têm a capacidade de realizar movimentos físicos adequadamente. Quando crianças deficientes participam de atividades físicas regulares, elas aprimoram suas habilidades motoras aumentando sua força, coordenação, flexibilidade e equilíbrio.

Comunicando-se e socializando-se

Crianças deficientes freqüentemente perdem atividades sociais, impedindo sua capacidade de melhor suas habilidades de comunicação. A participação em atividades extracurriculares pode superar esse obstáculo, proporcionando-lhes a capacidade de participar de interações sociais, desenvolver amizades e iniciar habilidades sociais.

Autoestima e Acadêmicos

Crianças que sofrem com deficiências muitas vezes lutam com um falta de auto-estima. Eles freqüentemente se comparam com seus colegas fisicamente aptos, dando-lhes uma diminuição do senso de autoestima. A participação recreativa promove seu autoconceito, autoestima e valor próprio, bem como a consciência corporal. Muitas crianças também mostram melhorias em seus acadêmicos. A confiança obtida com a capacidade de obter sucesso nos esportes fará com que eles se sintam capazes de realizar quase qualquer coisa.

Benefícios emocionais -

Existem algumas questões importantes que muitos jovens com deficiência irão em algum momento experiência. Ter crianças com deficiência participando de uma atividade recreativa pode auxiliar na prevenção de diferentes condições emocionais, incluindo comportamento de agir, depressão, dificuldade de adaptação a determinadas situações, estresse, ansiedade e mau comportamento. Proporcionar-lhes uma certa quantidade de atividade pode ajudar seus corpos e ajudá-los a funcionar de forma ideal.