casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Quantas vezes as mulheres grávidas devem fazer exercícios?

Em décadas passadas, os médicos aconselharam as mulheres grávidas a permanecerem sedentárias e calmas - o exercício de bater o coração estava fora de cogitação. Em 2010, a pesquisa mostrou que as mulheres grávidas podem se beneficiar muito com o exercício. Segundo o site “Family Education”, as mulheres grávidas que se exercitam muitas vezes são fisicamente mais confortáveis, podem tolerar melhor a dor do parto e recuperar-se mais rápido do parto do que as mulheres que não se exercitam. Assim, enquanto a gravidez estiver progredindo normalmente, uma mulher grávida pode e deve se exercitar diariamente com a aprovação de seu médico.

Frequência

Mulheres que estão fisicamente em forma e acostumadas a um treino regular podem continuar fazer exercícios com a mesma freqüência que eles já estão fazendo - contanto que não seja ao ponto de exaustão. Cinco a seis dias é suficiente para mulheres ativas, tirando um dia ou dois para descansar. Por outro lado, as mulheres que estão fora de forma ou que não se exercitavam antes de engravidar provavelmente deveriam se exercitar apenas a cada dois dias no início, trabalhando lentamente até se exercitarem quase todos os dias.

Intensidade

A intensidade do exercício depende de quão fisicamente ativo você era antes da gravidez. O site da ChildBirth observa que, se você não está acostumado a malhar, deve se envolver apenas em exercícios leves ou moderados durante a gravidez. Se você trabalhou regularmente antes de engravidar, geralmente pode continuar sua rotina habitual durante a gravidez. Você pode notar, no entanto, que você pode não ser capaz de se exercitar pelo mesmo período de tempo que antes, pois pode cansar-se ou tornar-se muito mais fácil. A gravidez não é o momento de definir o seu recorde pessoal para sprints, corridas ou exercícios de força máxima de 1 repetição.

As mulheres grávidas têm uma série de opções de exercício. De acordo com os “Top Recommended Exercises” da American Pregnancy Association, a maioria dos exercícios é de baixo impacto, o que significa que eles não colocam estresse indevido nas articulações e ligamentos. O yoga pré-natal é uma das formas mais populares de exercício, já que não só tonifica e alonga o corpo, mas promove sentimentos de bem-estar mental e físico. Outros exercícios recomendados incluem natação, hidroginástica, ciclismo estacionário ou apenas caminhada. Se você sempre correu ou correu pré-gravidez, então seu médico pode aprová-lo para continuar durante a gravidez.

Exercícios para evitar

A comunidade médica geralmente concorda que atividades como esqui alpino, snowboard, esqui aquático , passeios a cavalo, mergulho, escalada ou esportes de contato devem ser totalmente proibidos durante a gravidez. Estes desportos apresentam um elevado risco de queda ou lesões no estômago, o que pode ter um efeito grave na gravidez. Você também deve evitar exercícios que exijam que você fique deitado de costas, especialmente após o terceiro mês, pois essa posição pode restringir o fluxo sanguíneo para o útero.

Precauções de segurança

Não importa com que frequência você se exercite. você deve tomar precauções a cada vez. Segundo o BabyCenter, um dos maiores riscos de se exercitar durante a gravidez é o superaquecimento ou a desidratação, que pode causar contrações. Para evitar isso, você deve beber aproximadamente um copo de água para cada 20 minutos que você trabalha e uma xícara depois de terminar. Além disso, faça pausas - ou pare - quando estiver se sentindo cansado, pois as lesões ocorrem com mais frequência quando você está exausto. Enfrente um ventilador em sua direção, se possível, ou use uma máquina de exercícios que esteja perto de um ventilador.

Sinais de alerta

Pare de se exercitar se sentir tontura ou desmaiar, ou sentir qualquer sangramento, cãibras ou contrações. Se esses sintomas persistirem depois de você relaxar por alguns minutos, ligue para seu médico.

, , ] ]