casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Distúrbios do sistema endócrino que causam perda de peso e fezes soltas

O sistema endócrino engloba um grupo de órgãos e tecidos do corpo que secretam substâncias químicas chamadas hormônios, que influenciam a atividade de outros tecidos do corpo. Vários hormônios ajudam a regular a atividade do trato digestivo. Distúrbios que afetam os níveis desses hormônios podem causar aceleração do tempo de trânsito pelos intestinos, levando à perda de peso e às fezes moles.

A doença de Addison

A doença de Addison é uma condição caracterizada pela insuficiência progressiva das glândulas supra-renais. especificamente a região externa das glândulas conhecida como o córtex adrenal. Esta região das glândulas supra-renais produz e secreta vários hormônios importantes, incluindo cortisol e aldosterona. Com a doença de Addison, os níveis de cortisol e aldosterona se mostraram anormalmente baixos.

Os pacientes com doença de Addison geralmente experimentam diarréia e perda de peso, observa "The Merck Manual for Healthcare Professionals". Outros sintomas comuns incluem fadiga, escurecimento da pele e sardas, náuseas, vômitos, tontura, intolerância ao frio e desidratação. Tratamento centra-se na correção das deficiências hormonais com cortisol e terapia de reposição de aldosterona. Doença de Graves

A doença de Graves é uma doença auto-imune que afeta a glândula tireóide. Com essa condição, o sistema imunológico erroneamente atinge a glândula tireóide e produz anticorpos que estimulam a superprodução e liberação dos hormônios da tireoide, explica a American Thyroid Association. A doença de Graves é o tipo mais comum de hiperatividade da tireóide, ou hipertireoidismo.

O excesso de hormônios tireoidianos associados à doença de Graves causa uma variedade de sintomas, incluindo freqüentes evacuações e perda de peso. Diarreia Frank pode ocorrer em alguns pacientes. Outros possíveis sintomas da doença de Graves incluem nervosismo, insônia, irritabilidade, tremores nas mãos, sudorese excessiva, intolerância ao calor, fraqueza e palpitações cardíacas. O tratamento envolve medicação antitireoidiana para reduzir a produção de hormônios da tireóide.

Tireoidite

A tireoidite descreve uma inflamação dolorosa da glândula tireóide. Com esta condição, a glândula tireóide libera quantidades excessivas de hormônios tireoidianos na circulação. Os sintomas associados às tireoidites são similares aos causados pela doença de Graves e outros tipos de hipertireoidismo, e incluem aumento da frequência de movimentos intestinais, perda de peso e possível diarréia. A sensibilidade da tireóide geralmente é uma característica distintiva das tireoidites. A tireoidite geralmente se resolve espontaneamente, embora os pacientes possam experimentar um período de atividade anormalmente diminuída da glândula tireóide antes que os níveis dos hormônios tireoidianos se normalizem, relata a Associação Americana de Endocrinologistas Clínicos. desordem incomum caracterizada por tumores endócrinos conhecidos como gastrinomas. Esses tumores secretam quantidades excessivas do hormônio gastrina, o que leva à superprodução de ácido gástrico, relata o Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais. Os sintomas da síndrome de Zollinger-Ellison incluem dor abdominal, azia severa, náuseas, vômitos, diarréia e perda de peso. O tratamento com medicamentos chamados inibidores da bomba de prótons ajuda a controlar a superprodução de ácido gástrico. Os médicos podem recomendar a remoção cirúrgica dos tumores, se possível. , , ] ]