casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Causas da colite alérgica em crianças

A colite alérgica é causada por uma reação imune às proteínas na dieta do seu bebê. As proteínas mais comuns que provocam a doença são aquelas encontradas em vacas, soja e leite materno, segundo o Hospital Infantil de Boston. A colite alérgica ocorre principalmente em lactentes e pode resultar em sangue nas fezes, vômitos, diarréia e redução do apetite. Se você suspeitar que seu filho pode ter colite alérgica, procure atendimento médico imediatamente.

Imunologia

A colite alérgica geralmente se desenvolve durante os dois primeiros meses de vida e afeta 66% das crianças. Seu bebê é mais suscetível à colite alérgica devido ao seu sistema imunológico imaturo. Normalmente, o sistema imunológico reage apenas a micróbios nocivos e causadores de doenças. No entanto, se seu bebê sofre de colite alérgica, seu sistema imunológico confunde as proteínas do leite como prejudiciais e as ataca.

Ingestão Proteína

Seu bebê também está em risco devido à alta ingestão de leite e proteínas do leite. de leite materno ou fórmula. Como os bebês têm sistemas imunológicos imaturos, aqueles com colite alérgica podem reagir às proteínas em substâncias estranhas às quais são subitamente expostas após o nascimento. Se seu bebê com colite continuar consumindo proteínas do leite, seus intestinos podem se tornar gradualmente irritados e inflamados, levando a pequenas ulcerações no cólon e sangramento. Se você ou os outros membros de sua família têm um histórico de alergias alimentares, asma ou alergias ambientais, seu bebê pode ser mais suscetível à colite, de acordo com o Hospital Infantil de Boston.

Permeabilidade Intestinal

têm maior permeabilidade intestinal, muitas vezes associada a um sistema digestivo imaturo, desnutrição e doenças inflamatórias intestinais. Se seu bebê sofre dessa condição, seus intestinos são tão permeáveis ​​que até mesmo proteínas inteiras podem entrar na corrente sanguínea e desencadear colite alérgica. Normalmente, seu sistema digestivo decompõe as proteínas em aminoácidos ou cadeias peptídicas menores, que são então absorvidas pelo seu corpo. Estes são menos propensos a desencadear uma reação do que as proteínas intactas.

Após o seu filho ter sido diagnosticado com colite alérgica, o tratamento começa por remover todas as fontes de alimentos que podem causar alergia da dieta do seu bebê. Seu pediatra geralmente recomenda que você substitua sua fórmula atual por uma fórmula especializada, hipoalergênica ou hidrolisada de proteína que contenha proteínas quebradas para ajudar a aliviar o estresse no sistema digestivo do seu bebê. Se nenhuma dessas fórmulas funcionar, seu bebê pode precisar de uma fórmula baseada em aminoácidos. Se estiver amamentando, seu bebê pode apresentar melhora ao remover o leite de vaca, ovos, soja, peixe e trigo de sua dieta. Isso pode permitir que seu bebê continue a amamentar enquanto ela está ganhando peso e prosperando.

Considerações

A colite alérgica raramente é fatal, ao contrário da verdadeira alergia ao leite, de acordo com o Hospital Infantil de Boston. A colite alérgica é geralmente uma condição temporária, e a maioria das crianças supera em 1 ano de idade. Você deve começar a introduzir sólidos à dieta do seu bebê, como acontece com qualquer outro bebê - quando ela atinge 4 a 6 meses de idade. No entanto, preste atenção aos rótulos dos alimentos e evite todos os produtos que contenham leite, soja ou suas proteínas.