casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Iodo & Tirosina

O iodo é um elemento não metálico que você precisa em quantidades mínimas para a síntese de hormônios da tireoide. A maior parte do iodo da Terra é encontrada em seus oceanos, com quantidades menores distribuídas de forma desigual nos solos. Em 2008, a Organização Mundial da Saúde relatou que a deficiência de iodo afeta quase 1 em cada 3 indivíduos no mundo. O aminoácido tirosina também é necessário para sintetizar os hormônios da tireóide. No entanto, ao contrário do iodo, que deve ser obtido a partir de sua dieta, a tirosina pode ser fabricada em seu corpo a partir de fenilalanina, outro aminoácido. Fale com seu médico antes de tomar suplementos de iodo ou tirosina.

Síntese de hormônios

Sua glândula tireoide está localizada na parte da frente do pescoço, logo abaixo do pomo de Adão. Este importante órgão é responsável pela fabricação e secreção dos hormônios tireoidianos - triiodotironina, ou T3, e tiroxina, ou T4 - que exercem amplos efeitos metabólicos em seus tecidos. As células da sua tireóide são capazes de “aprisionar” íons de iodo de sua corrente sanguínea e anexá-los a moléculas de tirosina para produzir T3 e T4, que são armazenados em sua glândula tireóide até que seu corpo precise deles. T3 é o hormônio mais ativo da tireoide em seu corpo.

O hormônio da tireoide age sobre quase todos os tecidos e órgãos do corpo. Ao ligar-se a receptores nas células, os hormônios da tireóide regulam a expressão de seus genes e alteram a produção de muitos produtos celulares. Os hormônios tireoidianos são necessários para o crescimento e desenvolvimento do cérebro em fetos e recém-nascidos, e são necessários em todas as idades para o metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras. Hipotireoidismo

A falta de iodo na dieta ou doenças da tireoide pode interferir na produção de T3 e T4. Dependendo da sua idade, a deficiência de hormônios da tireóide - uma condição chamada hipotireoidismo - pode causar metabolismo retardado, ganho de peso, atraso no crescimento e desenvolvimento, função mental deficiente, depressão, distúrbios digestivos, irregularidades menstruais e insuficiência cardíaca. O Instituto Linus Pauling da Universidade Estadual de Oregon relata que a deficiência de iodo é a causa mais comum de danos cerebrais evitáveis ​​no mundo.

Recomendações de alimentos recomendados para o iodo variam de 110 mcg por dia para crianças até 290 mcg diariamente para mães que amamentam. Boas fontes alimentares de iodo incluem peixe, como bacalhau, poleiro e hadoque e legumes do mar, como algas. O sal iodado contém cerca de 75 mcg de iodo por grama de sal. Embora não seja necessário suplementar com tirosina se você consumir uma dieta balanceada, a Universidade de Maryland Medical Center sugere tomar 500 mg de tirosina 2 ou 3 vezes ao dia para apoiar a função da tireóide. No entanto, se estiver a tomar uma medicação para a tiróide, se tiver pressão arterial elevada ou se sofrer de mania, não deve tomar tirosina sem o conselho do seu médico.