casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Os fitoestrogênios nos alimentos são bons ou ruins?

Os fitoestrogênios são frequentemente associados à menopausa, como uma forma natural de aliviar alguns dos desconfortos associados a essa passagem. "phyto", que significa planta e "estrogênio" por causa de seus efeitos sobre a atividade do estrogênio no corpo. Se eles são bons ou ruins, depende de como você os usa, se você tem alguma condição de saúde existente e até que ponto você os usa.

Fitoestrogênios

Fitoestrogênios consistem em um grupo de compostos encontrados em plantas que influenciam atividade de estrogênio no corpo. Vários tipos são encontrados em plantas, e enquanto a maioria é não-esteróide, algumas plantas têm pequenas quantidades de estrogênios esteróides, como os produzidos no corpo. As seguintes plantas contêm estrogênios esteroidais, estradiol, estrona ou estriol: feijão francês, semente de romã, semente de maçã, tamareira, alcaçuz e arroz. A maioria dos estrogênios não esteroidais é chamada de fenólicos, que incluem flavonas, flavanonas, flavanóis, isoflavonas, lignanas e coumestanos. As isoflavonas são encontradas na soja e nas plantas, como o trevo vermelho. Lignanas ocorrem em linhaça, grãos integrais e algumas frutas e legumes.

Alimentos contendo fitoestrogênios

De acordo com Ann Louise Gittleman, autor de "Antes da mudança", os seguintes alimentos são fontes de fitoestrogênios: alfafa, maçãs espargos, cevada, feijão, cenoura, cereais, cerejas, milho, alho-doce, pimenta verde, lúpulo, leguminosas, alcaçuz e linhaça. Os fitoestrógenos também são encontrados no leite, aveia, azeite, cebola, pêra, ervilha, romã, arroz, centeio, legumes do mar secos, sementes de girassol, batata doce, produtos de soja, abóbora e gérmen de trigo. Embora muitas mulheres na menopausa tenham encontrado alívio das ondas de calor e outros sintomas da menopausa tomando fitoestrogênios, seja na forma natural ou em suplementos dietéticos, a Mayo Clinic diz que a maioria dos estudos os considerou ineficazes. Sempre se assumiu que as mulheres asiáticas, que têm uma menor incidência de ondas de calor e outros sintomas da menopausa, e uma menor taxa de câncer de mama, o fazem por causa de uma alta concentração de fitoestrógenos em sua dieta. Nos últimos anos, alguns médicos se tornaram mais cautelosos sobre a atividade estrogênica em fitoestrógenos em mulheres que tiveram câncer de mama, útero ou ovário, ou que estão em risco para essas doenças. A visão predominante da maioria dos médicos, declarada por Cyndi Thomson, Ph.D., R.D., em Breastcancer.org, é evitar o alto consumo de produtos de soja se você tem ou teve câncer positivo para receptor de estrogênio. Isto é ainda mais verdadeiro de concentrados de soja e suplementos. No entanto, de acordo com Thomson, você não precisa se tornar fanático sobre evitar a soja. Se você gostaria de comer alguns grãos de soja frescos, ocasionalmente, sinta-se livre para fazê-lo.

O Futuro

Parte do interesse em fitoestrogênios surgiu como as mulheres têm procurado encontrar opções para a terapia de reposição hormonal convencional, o que é prejudicial para algumas mulheres. Embora o site da Power Surge informe sobre resultados positivos na redução da perda óssea, bem como uma redução do risco de doenças cardiovasculares com suplementos de fitoestrogênios de soja, admite que mais pesquisas são necessárias para determinar com mais precisão os benefícios e riscos.