casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Maneiras de Ensinar as Crianças a Não Roubar

De acordo com o site do Family Management, é responsabilidade dos pais "... ensinar ativamente seus filhos sobre os direitos de propriedade e a consideração dos outros." Os pais adotivos têm o desafio adicional de tentar ensinar essas importantes habilidades sociais às crianças para quem o roubo representa mais do que simplesmente conseguir algo que elas querem. Quando uma criança se sente impotente, ele tentará obter alguma medida de poder de qualquer maneira que puder. Para muitos filhos adotivos, roubar é sua tentativa de afirmar seu controle. Apesar das dificuldades, é possível ensinar seu filho adotivo a abster-se de roubar. Seus esforços persistentes e bom exemplo podem ajudá-lo a aprender melhor.

Prevenindo o roubo

Em seu artigo "Resposta a Shane: Crianças que mentem e roubam", publicado no site da Fostering Perspectives, Katharine Leslie, PhD, adverte que crianças adotivas que roubam exigem supervisão constante. Seu filho adotivo pode não tomar suas decisões a partir de uma plataforma de certo e errado. O comportamento moralmente correto não é relevante para uma criança que acredita que ele deve roubar para garantir sua sobrevivência. Ele só sabe o que obtém resultados e o que o ajuda a sentir que está no controle. Portanto, você deve evitar deixá-lo sem supervisão, tanto quanto você puder e resolver qualquer comportamento ladrão imediatamente. Monitore cuidadosamente seu próprio comportamento também. Se o seu filho adotivo observa que você é desonesto, você perderá a credibilidade com ele.

Consciências apropriadas

É importante que você dê ao seu filho adotivo expectativas e consequências claras para o roubo. Em seu livro "O poder da paternidade positiva", o dr. Glenn Latham diz que as conseqüências "... colocam a responsabilidade pelo comportamento da criança exatamente onde ela deveria estar: sobre a criança". Descreva as regras em sua casa quanto à confiabilidade e respeito à propriedade de outras pessoas. Se o seu filho adotivo optar por desobedecer você, não discuta, questione ou fale sobre o certo ou o errado. Simplesmente leve-a para a pessoa da qual ela roubou e faça com que ela confesse e devolva o item. Por mais embaraçoso que possa ser para vocês dois, também é muito importante que você imponha consistentemente suas regras. Permitir que uma criança deslize em uma ofensa só irá encorajar seu mau comportamento. Ela vai aprender que você realmente não significa as coisas que você diz.

Comportamentos de cuidado

Muitos filhos adotivos atuam porque eles não experimentam empatia por outras pessoas, de acordo com Leslie. Para superar os efeitos do interesse próprio e uma propensão ao engano, ela enfatiza a importância de ensinar ativamente às crianças adotivas o que significa cuidar dos outros. Indique aos seus filhos adotivos atos de bondade que são realizados para ele diariamente e explique que isso é feito porque você se preocupa com ele. Converse com ele frequentemente sobre como é o carinho em ação e o que isso significa. Você quer que ele aprenda que o comportamento dele é uma expressão de como ele se sente em relação a alguém. Roubar indica falta de respeito enquanto o serviço comunica sua consideração. Seja paciente e persistente. Ele pode não responder no início, mas seu exemplo pode inspirá-lo com o tempo.

, , ] ]