casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Sobre o desenvolvimento moral em adolescentes

Uma variedade de teorias existe quando se trata de decidir quando e onde os adolescentes começam seu desenvolvimento moral. Algo tão importante quanto os valores morais que eles promulgam mais tarde na vida enquanto tomam decisões, julgam e criam relacionamentos pode ser influenciado por algo tão pequeno quanto um confronto no pátio da escola ou uma orientação gentil dos pais. Cada psicólogo ou especialista tem uma teoria diferente sobre desenvolvimento moral, tudo o que pode ajudar a moldar a identidade moral do seu filho.

Teorias sobre Desenvolvimento Moral

A Teoria do Desenvolvimento Moral de Piaget está centrada no conceito de que jogos simples podem moldar e revelar a bússola moral de uma criança. Ao estabelecer regras que podem ser facilmente quebradas, o verdadeiro desenvolvimento moral de uma criança acontece. As crianças mais jovens podem explicar que as regras devem ser seguidas porque alguém lhes disse que elas devem ser seguidas. As crianças pequenas não conseguem compreender tanto o seu próprio bem-estar como o bem-estar de outra pessoa. As crianças mais velhas podem explicar que as regras devem ser seguidas para que todo o grupo possa jogar, demonstrando que, à medida que ocorre o desenvolvimento moral, as crianças começam a entender o bem maior. Lawrence Kohlberg trabalhou para melhorar o trabalho moral de Paiget. desenvolvimento explorando ainda mais o desenvolvimento observado entre adolescentes mais jovens e adolescentes mais velhos. Kohlber observou que o desenvolvimento moral muda à medida que as crianças envelhecem. Uma criança pequena segue as regras para evitar conseqüências severas. Adolescentes mais velhos têm muito mais "o que há para mim?" mentalidade, e apenas seguir as regras, se eles são capazes de colher algo com isso. Isso revela um ponto importante no desenvolvimento moral, quando as crianças deixam de evitar as conseqüências e, ao invés disso, trabalham pela recompensa. Carol Gilligan, uma terapeuta do sexo feminino, desconsiderou as teorias de Kohlberg, pois só eram testadas em meninos. Ela se concentrou no desenvolvimento moral das meninas, resumindo-as a duas facetas importantes - justiça e cuidado. À medida que as adolescentes do sexo feminino crescem e se desenvolvem, elas atingem um ponto de virada em seu desenvolvimento quando ficam perto de suas mães e são menos propensas a compreender a injustiça para si mesmas, mas são capazes de exibir justiça e justiça para os outros. Através do desenvolvimento de seu senso de justiça, as adolescentes se tornam mais parecidas com as cuidadoras; incapaz de afastar alguém em necessidade. Essa característica ainda é verdadeira enquanto passam para a idade adulta.

Nature & Nurture

O desenvolvimento moral em adolescentes inclui tanto uma faceta nutridora quanto uma faceta da natureza. Parte do desenvolvimento moral ocorre quando o adolescente observa os outros ao seu redor. No entanto, um ambiente estimulante ainda pode render um adolescente que está carente de desenvolvimento moral. Isso ocorre porque a autonomia de uma criança desempenha um grande papel no desenvolvimento moral.

Quando o desenvolvimento moral começa

De acordo com o trabalho de Kohlberg, o desenvolvimento moral em adolescentes ocorre em uma certa linha do tempo que explica a aprendizagem da criança em casa, na escola e na sociedade. Crianças com menos de 10 anos tendem a ver as regras e regulamentos como um absoluto fixo. Eles seguem as regras de perto para evitar serem punidos e não infringem as regras intencionalmente. Crianças com idade superior a 10 ou 11 anos começam a considerar julgamentos baseados em intenções, em vez de resultados finais. Isso significa que eles julgarão mais duramente alguém que estava fazendo algo ruim e não prejudicou ninguém quando comparado a uma pessoa que está fazendo algo bom e prejudicando alguém. Kohlberg descobriu que, entre as idades de 10 e 12 anos, os adolescentes são mais propensos a encontrar essa mudança no desenvolvimento moral.

Outras Influências

Os pais podem estar especialmente interessados ​​no desenvolvimento moral de seus adolescentes. Alguns pais sentem que o desenvolvimento da bússola moral em seus filhos é um reflexo de si mesmos como pais. Infelizmente, nem todo desenvolvimento moral é completado através da criação de filhos. Influências externas como amigos, mídia e experiência também farão parte do desenvolvimento. Pais, educadores e conselheiros para adolescentes podem levar em consideração o desenvolvimento moral ao estabelecer recompensas e conseqüências para certas ações.

Rito da Passagem

O desenvolvimento moral em adolescentes não é uma ciência exata, e ainda há muito a ser aprenda sobre o desenvolvimento. Enquanto alguns especialistas diferem em sua opinião sobre como a bússola moral é desenvolvida, todos concordam que é um rito de passagem importante à medida que as crianças crescem, evoluem e tomam seu lugar como membros da sociedade.