casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Quais são os efeitos de uma infecção urinária na gravidez?

Aproximadamente 8% das mulheres desenvolvem infecções do trato urinário, ou infecções do trato urinário, durante a gravidez, relatou o principal autor John Dalzell, MD, em "infecções do trato urinário durante a gravidez". Médico da Família Americana em 1 de fevereiro de 2000. A gravidez aumenta a chance de infecções do trato urinário porque o aumento do volume da bexiga e a diminuição do tônus permitem que a urina estagna na bexiga, o que promove o crescimento bacteriano. ITUs durante a gravidez podem causar sérias complicações tanto na mãe quanto no feto. A bacteriúria assintomática, que ocorre em 6 a 10 por cento das mulheres grávidas, pode não ser detectada até que o dano seja feito.

Preterm Labor

ITUs podem causar contrações uterinas, Marjorie Greenfield, MD, diretora de Obstetrícia e Ginecologia no Dr. Spock.com afirma. Se não for tratada, pode ocorrer parto prematuro e, possivelmente, parto prematuro. Uma infecção causada por estreptococos do grupo B pode causar ruptura prematura espontânea de membranas; O grupo B causa cerca de 5% de todas as ITUs na gravidez, de acordo com Delzell. Uma mulher pode não apresentar nenhum sintoma de ITU, mesmo que tenha bactérias na urina e, portanto, não procure tratamento médico até o início das contrações. O tratamento com antibióticos curará a ITU e deve ser instituído o mais rápido possível.

Pielonefrite

A pielonefrite, uma complicação grave da ITU, ocorre quando a infecção passa da bexiga para os rins. Aproximadamente 50% das mulheres com infecção urinária desenvolvem pielonefrite, relata Delzell. Os sintomas de pielonefrite incluem febre, dor no flanco e calafrios. Septicemia, uma infecção sistêmica pode desenvolver e ameaçar a vida da mãe e do feto. Pielonefrite, muitas vezes requer tratamento com antibióticos intravenosos no hospital, de acordo com Greenfield.

Efeitos fetais

Até mesmo a bacteriúria assintomática pode causar complicações fetais. Os fetos cujas mães têm infecções do trato urinário não tratadas ou não diagnosticadas têm maior probabilidade de ter baixo peso ao nascer e retardo de crescimento intrauterino, o que significa que eles são menores do que a maioria dos bebês com a mesma idade gestacional, afirma Delzell. Os bebês também podem desenvolver pneumonia ou infecção por estreptococos do grupo B (GBS) logo após o nascimento, se a urina contiver GBS.

Outros efeitos maternos

A incidência de distúrbios hipertensivos, como a hipertensão induzida pela gravidez, aumenta em mulheres grávidas. infecções do trato urinário, mas qual é a causa e que o efeito não é claro, de acordo com Delzell. A anemia, um baixo número de glóbulos vermelhos, também está associada a infecções do trato urinário na gravidez e pode levar à diminuição da oxigenação fetal. , , ] ]