casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Primeiros sinais comuns da puberdade

Puberdade é o termo para as mudanças hormonais, físicas e cognitivas que levam as crianças à idade adulta. É causada por alterações na secreção do hormônio reprodutor mestre chamado hormônio liberador de gonadotropina - ou GnRH - que desencadeia uma cascata de alterações hormonais. Alguns dos primeiros sinais comuns de puberdade incluem brotamento de mamas em meninas e crescimento dos testículos em meninos, seguido pelo aparecimento de pêlos pubianos e um surto de crescimento.

Alterações hormonais

Os primeiros sinais da puberdade são alterações hormonais, mas você não estaria ciente deles sem exames de sangue especiais. Em meninas e meninos, a puberdade é impulsionada pelo aparecimento de liberações rítmicas de altos níveis do hormônio GnRH do hipotálamo do cérebro. Este padrão de secreção de GnRH causa picos noturnos de secreção dos hormônios gonadotrofina (crescimento de gônadas), hormônio folículo-estimulante (FSH) e hormônio luteinizante (LH) da glândula pituitária. Os picos noturnos de LH e FSH ocorrem apenas durante a puberdade precoce e apenas durante o sono, por isso é fundamental que os pré-adolescentes e adolescentes durmam o suficiente e durmam profundamente.

Nas meninas, o LH e o FSH fazem com que os ovários fiquem níveis mais elevados de estrogênio. Os níveis de FSH aumentam primeiro em cerca de 9 a 10 anos, seguidos por LH. Os níveis de estrogênio começam a subir abruptamente por volta dos 10 a 11 anos de idade. Nos meninos, o LH é o hormônio predominante e estimula os testículos a secretar testosterona. Os níveis de testosterona começam a subir por volta dos 12 anos e aumentam constantemente durante os próximos 2 anos. Estrogênio e testosterona dirigem a maioria das alterações puberais posteriores.

Alterações físicas

As alterações puberais físicas são divididas em fases discretas, medidas por uma avaliação clínica chamada estadiamento de Tanner. Estágio curtidor 1 equivale a pré-puberdade. No estágio 2 do Tanner, você começa a ver as primeiras mudanças físicas. Para as meninas, o primeiro sinal óbvio de puberdade é um ligeiro inchaço dos seios chamado brotamento das mamas. A amamentação ocorre quando os níveis de estrogênio aumentam entre 10 e 11 anos. Para os meninos, o primeiro sinal óbvio de puberdade é o crescimento dos testículos por volta dos 8 aos 9 anos de idade. Também no estágio 2 de Tanner, meninos e meninas brotam seus primeiros pêlos púbicos. Nas meninas, os pêlos pubianos aparecem por volta dos 11 anos devido aos andrógenos da glândula adrenal; nos meninos, os pêlos pubianos aparecem aos 11 a 12 anos de idade.

No estágio 1 de Tanner, pré-puberdade, você pode esperar que uma criança cresça cerca de 5 a 6cm por ano. Para as meninas em Tanner Stage 2 - cerca de 11 anos de idade - isso aumenta para 7 a 8cm por ano. As meninas continuam crescendo a esse ritmo até que o crescimento pare por volta dos 16 anos. Os meninos não começam a crescer mais rapidamente até o estágio 3 de Tanner, com cerca de 12 a 13 anos. Os picos de crescimento dos meninos no estágio 4 de Tanner - aproximadamente 14 anos - a uma taxa de 10cm por ano e terminam aos 17 anos de idade. Crescem os resultados mais altos das ações do hormônio do crescimento, que seu filho está secretando durante o sono. Em fases de crescimento acelerado, uma criança pode literalmente crescer durante a noite.

, , ] ]