casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Desenvolvimento prematuro do pulmão do bebê

Um bebê precisa de um conjunto completo de pulmões para respirar bem e fornecer oxigênio suficiente para os tecidos do corpo. Os pulmões de um bebê prematuro podem estar subdesenvolvidos, causando dificuldade para respirar e colocar o bebê em risco de desenvolver complicações. Cuidado extra deve ser dado ao bebê nascido prematuramente para sustentá-la com oxigênio suficiente para seu corpo, enquanto seus pulmões continuam a se desenvolver enquanto ela cresce.

Desenvolvimento Fetal

Bebês desenvolvem pulmões antes de nascerem, mas enquanto ainda no ventre não respiram ar. Os pulmões começam como brotos minúsculos que se alongam nos ramos das vias aéreas por 16 semanas de gestação. Às 28 semanas de gestação, pequenos sacos conhecidos como alvéolos estão em desenvolvimento e o surfactante é excretado. O surfactante lubrifica o tecido pulmonar e promove a elasticidade para uma melhor troca de oxigênio após o parto.

Função

Assim que o bebê nasce, ele começa a respirar o ar ao seu redor. O ar percorre os pulmões, onde é disperso pelos alvéolos, localizados nas bordas externas do tecido pulmonar. Eles estão cercados por vasos sanguíneos. As membranas dos alvéolos são extremamente finas para permitir a transferência de partículas de oxigênio para os vasos sangüíneos. Alternativamente, o dióxido de carbono na corrente sanguínea cruza de volta para os alvéolos, onde é enviado para fora do corpo quando um bebê exala.

Surfactante

Como a produção de surfactante ocorre mais tarde na gravidez, os bebês nascidos prematuramente podem ter menos, causando dificuldade respiratória após o nascimento. O tratamento desta condição envolve ajudar o bebê a respirar usando oxigênio e um ventilador. Um médico pode administrar surfactante artificial diretamente nos pulmões após o nascimento para ajudar a respirar enquanto o bebê continua a crescer. O surfactante artificial é um tratamento importante, porque se um bebê nascer antes de seus pulmões estarem completamente desenvolvidos, ela não continuará a produzir surfactante após o nascimento.

BPD

Muitos bebês prematuros recebem oxigênio através de um ventilador, que fornece um determinado número de respirações por minuto para ajudar na respiração. O uso prolongado do ventilador enquanto os pulmões de um bebê estão se desenvolvendo pode causar danos aos tecidos frágeis, resultando em cicatrização e diminuição da elasticidade. Essa condição é conhecida como displasia broncopulmonar (DBP) e pode levar a condições de longo prazo, como aumento da susceptibilidade a infecções ou ao desenvolvimento de asma.

imaturidade

Segundo a American Pregnancy Association, a maioria dos bebês tem tecido pulmonar maduro em aproximadamente 36 semanas de gestação. Se uma mãe entra em trabalho de parto prematuro antes de 36 semanas, existe o risco de ter um bebê com tecido pulmonar imaturo. Alguns médicos dão às mães uma injeção de esteróides, que pode ajudar a promover o desenvolvimento dos pulmões em um feto antes do nascimento. As injeções de esteróides são normalmente dadas apenas quando a entrega de um bebê prematuro é iminente.