casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Como lidar com crianças com ADD

Lidar com crianças que têm transtorno de déficit de atenção, ou ADD, requer paciência, e você terá que elevar sua tolerância a frustração um ou dois pontos. Técnicas de modificação de comportamento podem ajudar com crianças com DDA, também conhecidas como TDAH ou transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. As táticas básicas podem proporcionar um ambiente mais calmo, evitar colapsos e neutralizar situações.

Desenvolva rotinas matinais, depois da aula e da hora de dormir, se você é pai /mãe e segue um cronograma de sala de aula, se for professor. Mantenha a criança na tarefa para que o dia à frente pareça menos uma confusão de atividades e atividades diárias se tornem previsíveis e gerenciáveis.

Dê avisos antes de mudar de marcha, dando à criança uma chance de reagir melhor e seja menos resistente. Dê-lhes um aviso de cinco minutos antes de sair da casa da avó ou ter que se arrumar para dormir. Na sala de aula, forneça um aviso de cinco minutos antes que a aula termine. Anuncie uma alteração na programação da sala de aula com bastante antecedência, para que as crianças com DDA possam processar a mudança futura e prepararem-se mentalmente.

Divida as tarefas em tamanhos gerenciáveis para evitar sobrecarregar a criança ADD com um grande trabalho. Poste uma lista de verificação que a criança possa marcar ao concluir as tarefas menores necessárias para o trabalho maior. “Limpe seu quarto” pode se tornar “arrume a cama”, “guarde seus brinquedos” e “jogue suas roupas sujas no cesto”.

Divida as tarefas da escola, sugere os EUA. Conselho de Educação para professores de crianças com DDA. Permita que as crianças completem cinco problemas de matemática antes de atribuir-lhes mais cinco. Peça-lhes que escrevam a primeira parte de um ensaio antes do almoço e o restante após o recesso.

Evite lutas pelo poder oferecendo às crianças com DDA uma escolha que seja aceitável para você, mas que permita que elas se sintam fortalecidas. Pergunte se a criança prefere esvaziar a máquina antes do programa de TV ou depois, ou se ela gostaria de terminar seu trabalho no recesso matinal ou no recesso da tarde. Escolha suas batalhas: colorir um mapa com lápis de cor e giz de cera não é tão importante quanto impor uma regra para não usar uma tesoura.

Use um sistema de recompensas, como gráficos com adesivos ou pontos para incentivar um comportamento positivo. Em casa, permita uma meia hora extra de TV para ganhar cinco adesivos por dia. Na escola, permita um tempo extra nos pontos centrais favoritos para um comportamento positivo.

Evite recompensas promissoras quando você não consegue acompanhar; ADD crianças muitas vezes têm mais dificuldade em lidar com a frustração e decepção e provavelmente irá apresentar uma forte resposta negativa quando uma recompensa oferecida não está disponível.

Dica de

Dê-se uma pausa, sugere pediatra Joanne M. Weigel, do Departamento de Educação da Califórnia. Lidar com crianças com DDA é um desafio e tem seu preço para pais e professores. Se é um respirador rápido em outra sala ou algumas horas para descomprimir, cuidar do seu bem-estar mental é tão importante quanto cuidar do bem-estar das crianças com DDA.

, , ] ]