casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Efeitos do Albuterol na Gravidez

A asma é um problema cada vez mais comum entre as mulheres grávidas. Um estudo publicado em 2003 por "Anais de Epidemiologia" observou que até 8,4 por cento das mulheres grávidas sofrem de asma e os números aumentam a cada ano. Como resultado, há um grande mercado para medicamentos para asma em gestantes. O albuterol é um medicamento eficaz para asma que, quando usado adequadamente e sob a supervisão de um médico, é geralmente considerado seguro durante a gravidez.

Riscos da Asma

Com uma barriga crescendo contra o diafragma e peso extra para carregar , as mulheres grávidas já podem ter dificuldade em respirar e quando uma mulher sofre de asma, sua capacidade de respirar fica ainda mais comprometida. A respiração correta é essencial para fornecer ao bebê sangue oxigenado, que é necessário para o crescimento e desenvolvimento do bebê. Ao diminuir a quantidade de oxigênio que chega ao bebê, a asma materna mostrou aumentar o risco de várias complicações na mãe e no bebê. Os riscos incluem mortalidade em torno do momento do nascimento, pressão alta, nascimento prematuro e bebês com baixo peso ao nascer. Em geral, quanto mais graves os sintomas de asma da mãe, maior o risco para esses desfechos. O relatório do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA sobre o manejo da asma durante a gravidez conclui que é mais seguro para as mulheres grávidas com asma serem tratadas com medicamentos para asma do que para ter sintomas e exacerbações da asma e controle inadequado de asma é um risco maior para o feto do que medicamentos para asma.

Riscos de albuterol inalado

Informações limitadas estão disponíveis sobre relatos publicados de mulheres que usaram albuterol durante a gravidez para determinar se é seguro. Um estudo, publicado pelo "Jornal de Alergia e Imunologia Clínica" não encontrou aumento de defeitos congênitos, mortalidade infantil, parto prematuro, baixo peso ao nascer ou outros resultados adversos entre os bebês de 259 mulheres grávidas com asma que usaram medicamentos inalados para asma, incluindo albuterol. De acordo com a Organização de Especialistas em Informação de Teratologia, apenas uma pequena quantidade de salbutamol inalatório entra na corrente sangüínea da mãe e quantidades ainda menores, consideradas insignificantes, chegam até o bebê. O albuterol inalado pode aumentar temporariamente a freqüência cardíaca da mãe e causar agitação em seus membros.

Riscos do Albuterol Oral

O albuterol também pode ser usado no final da gravidez como um tocolítico, que é um medicamento que suprime prematuramente trabalho. Para este tipo de tratamento, o albuterol é tomado por via oral. A Organização de Serviços de Informações sobre Teratologia relata que o tratamento oral com salbutamol pode aumentar temporariamente a freqüência cardíaca materna e fetal e diminuir a pressão sangüínea materna. Estes efeitos não duram, no entanto, e não foram encontrados para causar problemas a longo prazo para o bebê. , , ] ]