casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Os efeitos do fumo na família

Quando você fuma, não é apenas sua saúde que sofre: a saúde de sua família também sofre. Seus entes queridos podem ser prejudicados pela inalação do fumo passivo, que consiste na fumaça corrente que você exala e na fumaça secundária que sai do seu cigarro. O fumo secundário pode ser quatro vezes mais prejudicial do que o fumo convencional, de acordo com uma análise de 2005 no "Tobacco Control". Os membros da sua família não escolheram fumar, mas estão sujeitos aos efeitos nocivos do tabagismo passivo e involuntário, não só agora, mas muitos anos no futuro.

Sua fumaça é a fumaça deles

O fumo passivo é responsável por 3.400 mortes por câncer de pulmão a cada ano, de acordo com um relatório de 2011 da American Lung Association. É responsável por mais de 46.000 mortes relacionadas a doenças cardiovasculares e leva a centenas de milhares de casos de asma. Dados de uma Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição 2007-2008 mostram que mais de 40% dos não fumantes com 3 anos de idade ou mais tinham níveis de nicotina na corrente sanguínea, o que é indicativo de exposição recente ao fumo passivo. Esse número sobe para 54% para crianças de 3 a 11 anos que vivem com um fumante.

Seu bebê precisa de você

Se você quiser expandir sua família, fumar pode ter um efeito direto na saúde de seu recém-nascido. De acordo com o Relatório Nacional de Estatísticas Vitais de 2005, 12% dos bebês nascidos de fumantes tinham baixo peso ao nascer, comparados a 7,5% dos não fumantes. As mulheres grávidas que fumam têm um risco maior de aborto do que os não fumantes, e seus bebês nascem com mais frequência com deficiências de desenvolvimento. Apesar dos riscos, 10% das mulheres grávidas fumaram em 2008, de acordo com um relatório da American Lung Association.

Sua família precisa de você Quando você fuma, se coloca em risco de doença ou até mesmo morte, e Sua saúde precária pode prejudicar sua família emocional e financeiramente. Uma em cada cinco mortes nos EUA é atribuída diretamente ao tabagismo, de acordo com um relatório de 2013 da American Cancer Society. Metade dos fumantes morrerá devido ao tabagismo e 8,6 milhões de fumantes desenvolverão bronquite crônica, enfisema e doenças cardiovasculares como resultado direto de seu hábito. Homens que fumam são 23 vezes mais propensos a desenvolver câncer de pulmão do que os não-fumantes; as mulheres são 13 vezes mais prováveis.

Influência ruim

Quase todos os fumantes - 90% - começam seu hábito no momento em que completam 21 anos, de acordo com um relatório de 2011 da American Lung Association, e metade são viciados no momento em que completam 18 anos. É importante dar um bom exemplo mostrando aos seus filhos que fumar é inaceitável. Em 2009, o governo dos EUA citou o tabagismo entre os jovens como a causa principal da pandemia de tabagismo nos Estados Unidos quando aprovou a Lei de Prevenção do Tabagismo Familiar e Controle do Tabaco. A lei restringe a publicidade ao tabaco dirigida a jovens e exige comprovação de idade para quem compra cigarros.

Se você precisa fumar

Se você não conseguir parar de fumar, reduza os riscos de saúde de sua família de segunda mão fumar proibindo fumar em sua casa e carro. Tais medidas não apenas ajudam sua família, mas podem motivá-lo a desistir. Depois de fumar, lave sempre as mãos e troque de roupa antes de manusear as crianças. Patronize restaurantes com sua família que são livres de fumo, e certifique-se de creche do seu filho é uma zona livre de fumo. É perfeitamente aceitável insistir que os outros não fumem perto da sua família devido aos riscos para a saúde do fumo passivo do tabaco.