casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Como disciplinar uma criança de um ano de idade

Seu filho de um ano de idade já teve um bom ano; Há muitas coisas para aprender e experimentar nesta idade. Alguns pediatras chamam os três primeiros meses de "quarto trimestre" porque os bebês humanos têm cabeças tão grandes que precisam nascer antes de estarem maduros o suficiente para interagir com o mundo exterior. Audição, visão e tato são os sentidos que irão desenvolver a mente do bebê para interação social e aprendizagem durante o primeiro ano e preparar seu bebê para um desenvolvimento mais saudável. Você, pai ou mãe, é a ligação entre seu bebê e o mundo.

Seu tom, volume e expressões

Use "não" somente quando o perigo for iminente. Uma criança de um ano de idade está à beira de vários marcos de desenvolvimento de uma só vez. Ele pode estar dizendo uma única palavra claramente, como "Dada". Ele entende a palavra "não" e sabe rir. Em vez de dizer "não", estabeleça contato visual direto e explique o problema e a solução em linguagem simples e calma. Em vez de dizer "não" o tempo todo, incentive o bom comportamento com risos, sorrisos e reforços positivos.

Não use um tom ou expressão irritada, rancorosa ou humilhante. Verifique os marcos de desenvolvimento para um ano de idade; eles não incluem "tramas contra seus pais para fazer bagunça" ou "mau comportamento para obter um aumento da mãe". O uso de emoções "adultas" não é apenas desperdiçado em crianças de um ano de idade, mas você está persuadindo seu filho a ignorar essas emoções durante o desenvolvimento posterior. Isso pode frustrar um pai em usar linguagem mais raivosa, mais rancorosa e mais humilhante que seja abusiva e inútil. Você também está ensinando seu filho a usar esses tons quando quiser seguir o seu caminho. Seja gentil, atencioso e explique com palavras e exemplos como se comportar adequadamente. Não se concentre ou se debruce sobre o mau comportamento. Mude-se para uma oportunidade de recompensar o bom comportamento e deixar a negatividade para trás.

Uma criança aprende que suas ações às vezes aumentam a força da mãe ou do pai. Não seja controlando e responda a tudo que seu filho faz; você pode estar causando inadvertidamente os comportamentos. Certifique-se de passar tempo suficiente interagindo fisicamente e mentalmente com o seu filho para que ele não precise agir para chamar a atenção.

Corrija qualquer problema enquanto explica com calma o que você está fazendo; as crianças entendem o discurso antes de poderem falar. O bebê está começando a agarrar objetos com o polegar e o indicador, o que leva a jogar e soltar objetos. Ela pode sentar-se sozinha e deve estar engatinhando ou até dando seus primeiros passos sozinha. Esses novos comportamentos devem ser encorajados sob condições seguras. Se o seu filho entra em uma situação confusa ou perigosa, você provavelmente não conseguiu controlar seu ambiente.

Não isole seu filho. O vínculo mais importante e confiável - entre a criança e os pais - tem um pico de importância entre nove e 18 meses. É quando as crianças exibem sua maior ansiedade de separação e apreensão em relação a estranhos. Não abuse da sua confiança enviando seu filho para o quarto dele ou colocando-o em um canto sozinho. Trabalhe com o mau comportamento e explique ou mostre ao seu filho o comportamento correto. Imediatamente recompense a criança com palavras gentis e expressões faciais quando ele adotar o comportamento correto.

A disciplina está ensinando seu filho a falar e agir com segurança e preocupação com ela e com os outros. Seus atos de disciplina são a maneira que você quer que seu filho aja e fale. Você está ensinando a ela como você consegue o que quer. Este é um exemplo que o seu filho vai imitar quando quiser seguir o seu caminho. Você quer que ela grite ou seja irracional em suas demandas? Sua disciplina calma e medida é um exemplo que seu filho imitará durante todo o desenvolvimento e pelo resto de sua vida. Torne-se um bom exemplo.

Dica

Espere mudanças quando seu filho chegar à pré-escola. Ele ou ela será exposto aos melhores e piores filhos da classe. Deixe seu filho experimentar com objetos "adultos" com supervisão cuidadosa. Eu deixei minha filha de dois anos usar minha câmera digital (ela tem uma coleção de fotos), tocar MP3 no meu celular e usar meu computador para jogar jogos infantis e desenhar. Um dia eu estava colocando um DVD no player e ela me parou, dizendo "Upside down, Dada". Ela estava certa.