casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Impedimentos de fala em crianças

O professor do seu filho pode ser a primeira pessoa a reconhecer que ele tem algum problema de fala. É comum que as crianças gaguejem e usem “conversa de bebê” durante seus anos de formação, à medida que aprendem a falar. Se este comportamento persistir na escola primária, fale com o seu profissional de saúde sobre testes auditivos e consulta com um terapeuta da fala e da língua.

A Associação Americana de Fonoaudiologia relaciona três tipos de impedimentos na fala. crianças. Os distúrbios de articulação fazem com que as crianças tenham dificuldade em pronunciar sons ao ponto de não serem compreendidas. Um distúrbio de fluência, gagueira, por exemplo, inibe o fluxo normal da fala e resulta em paradas anormais, repetições e prolongamento de sons de acordo com as informações fornecidas pelo site da KidsHealth. Explica que os distúrbios de ressonância, o terceiro tipo, fazem com que as crianças alterem involuntariamente o tom ou volume de sua voz, o que pode realmente causar dor e desconforto.

Causas

As crianças têm impedimentos de fala por várias razões , incluindo condições de saúde congênitas, como deficiência auditiva e fissura palatina. Outras causas são defeitos congênitos que afetam os músculos e ossos do rosto, bem como o sistema digestivo, de acordo com informações fornecidas pelo site myStudentHealthZone. A genética pode causar alguns impedimentos à fala, como a gagueira, que parece ocorrer nas famílias.

Estratégias de remediação

Com estratégias especiais implementadas por um fonoaudiólogo, seu filho trabalha para superar e melhorar os impedimentos da fala. Ela pode envolver seu filho em atividades de intervenção de linguagem, onde ela usa a conversação para modelar a pronúncia correta. Na terapia de articulação, o SLT mostra fisicamente a ele como fazer sons colocando a língua em certos lugares da boca e formando formas corretas com os lábios. Exercícios e massagem também podem fazer parte da estratégia de remediação. Embora gaguejando aproximadamente 5% das crianças de 2 a 5 anos de idade por um curto período de tempo, de acordo com pesquisadores do Departamento de Fonoaudiologia. Na área de Patologia da Linguagem e Audiologia da Escola de Cultura Steinhardt da Universidade de Nova York, menos de 1% desenvolve a gagueira como um impedimento de fala que persiste na vida adulta. Gagos hesitam, repetem palavras e criam sons prolongados dentro das palavras.

Lisping

Quando as crianças têm lisp, de acordo com informações fornecidas pela Speech-Language-Therapy.com, elas projetam sua língua entre os dentes da frente enquanto produzindo sons “s” e “z”. Este impedimento de fala responde com sucesso ao tratamento em crianças motivadas, mas a causa é desconhecida. Em teoria, a criança tem dificuldade em produzir um som particular e, assim, aprende como pronunciá-lo da maneira errada. Agora, a pronúncia incorreta se tornou um hábito resultando no lisp.

, , ] ]