casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Tratamento silencioso do cônjuge e afeição na fonte

Mencione o abuso conjugal ou doméstico, e a maioria das pessoas pensa em olhos negros e ossos quebrados. Mas um cônjuge que usa rotineiramente o tratamento silencioso contra você ou obriga você a dormir no sofá está abusando de você tanto quanto se ele o tivesse ferido ou fisicamente machucado você.

Definições de

Comportamentos, como tratamento silencioso e retenção de afeição, muitas vezes se sobrepõem. Ambas são formas de rejeição, mas na verdade são duas coisas separadas. Quando seu cônjuge lhe dá o tratamento silencioso, ela se recusa a reconhecer sua presença. Quando ela retém sua afeição de você, ela está reconhecendo você, mas afastando-se de você ou afastando-a. Ambos são um meio de recusar a aprovação, diz a especialista em relacionamento Margaret Paul, Ph.D., no site Mental Health Matters.

Causas

Tanto o tratamento silencioso quanto a retenção de afeto são formas de punir ou ganhando controle de uma situação. Você disse ou fez algo de que sua esposa não gosta, diz Patricia Jones, M.A., do Dove Christian Counselling Center. Talvez você tenha pedido algo que ele não queira dar, ou peça que ele faça algo que ele não quer fazer. Em resposta, ele transforma você em uma não-entidade. Ambos os comportamentos são causados por um cônjuge abusivo, certificando-se de que você sabe que ele está descontente.

Exemplos

Jones diz que o tratamento silencioso pode assumir muitas formas. Seu cônjuge pode estar presente na mesma sala com você, mas ela se recusa a falar com você ou a reagir quando você fala. Ou ela pode desocupar o quarto sempre que você entrar nele. Seu cônjuge pode até sair de casa por horas ou dias sem dizer por que ou para onde ela foi. Retenção de afeição geralmente envolve ela deixar o leito conjugal e dormir em outro lugar, ou fazer você fazer isso. Você pode tentar beijá-la na bochecha, e ela vai se afastar antes que você possa fazer contato. Ou ela pode dormir na mesma cama com você, mas ela pode se recusar a tocá-lo ou fazer sexo.

Efeito

É da natureza humana querer ser amada. Quando são afastados ou congelados, a maioria das pessoas altera seu comportamento para corrigir a situação, diz Jones. Quando você faz isso, você permite que seu cônjuge ganhe. Seu jogo psicológico trabalhou em você. Você está efetivamente treinando-o para acreditar que, se ele fizer isso com você, ele obterá o resultado que deseja. Esposas abusivas podem reter o sexo até conseguirem algo que desejem. O efeito final é um marido que deixa de se sentir amado ou querido por si mesmo, mas pelo que pode fazer ou comprar para seu cônjuge.

Paul sugere deixar a companhia de sua esposa, seja física ou mentalmente. Você pode retomar o controle deixando a cena. Ande com o cachorro ou visite um amigo. Se isso não for possível, tente ler um livro ou ligar a televisão e focar nisso. Ele não pode te ignorar se você não lhe der atenção. Não tente tocá-lo se o método dele for se afastar de você. Nunca tente envolvê-lo em conversas racionais. Não vai funcionar, pelo menos não até ele ficar zangado com você.

, , ] ]