casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Desenvolvimento precoce da linguagem em crianças de 3 a 5 anos

Dos muitos marcos alcançados durante o período de idade pré-escolar, a aquisição da linguagem é uma das mais importantes. Além de ser simplesmente um meio de comunicação com o mundo externo, o desenvolvimento intelectual e social normal de uma criança depende da construção de habilidades de linguagem nos anos formativos de 3 a 5. Saber o que constitui o desenvolvimento típico da linguagem - e identificar atrasos - ajuda na monitorização do progresso de uma criança através deste período excitante nas suas vidas (ver referência 1). A leitura começa cedo

Muito antes de as crianças irem para a escola elementar, as capacidades de leitura começam a formar-se durante os anos pré-escolares. O vocabulário crescente é necessário para compreender o texto. Sem vocabulário, uma criança terá dificuldade em descobrir as relações das palavras em frases e decodificar palavras desconhecidas. As crianças aprendem esse vocabulário com você - seus pais - com as histórias e conversas. A Rede de Pesquisa em Cuidados Infantis descobriu em 2005 que a linguagem de uma criança aos três anos de idade se correlaciona diretamente com as habilidades de leitura e reconhecimento de palavras da criança na terceira série. Além disso, sua linguagem oral prediz suas habilidades posteriores de compreensão de leitura (ver referência 4).

Desenvolvimento da linguagem oral

A capacidade de falar dos pré-escolares contribui para a sua capacidade de leitura. Crianças de 3 a 5 anos desenvolvem o conhecimento das letras e dos sons que produzem - conhecidas como consciência fonológica (ver referência 4). Por exemplo, uma criança de 3 a 4 anos de idade deve ser capaz de usar a maioria dos sons da fala - embora alguns, como l, r, s, sh, y, v, z e th não possam ser dominados até os 7 anos de idade. Ele deveria falar em frases de quatro palavras ou mais. Ele deve ser capaz de falar com clareza o suficiente para que os estranhos possam entender e usar os tempos verbais apropriadamente. Ele deveria cantar canções familiares e usar os pronomes eu, você e eu corretamente (ver referência 2).

Ouvir e Falar Habilidades

Em termos de habilidades auditivas, pré-escolares devem reconhecer palavras que rimam, entender mais do que é dito a eles e siga as instruções com pelo menos dois passos. Eles devem ser capazes de ouvir e responder a alguém chamando-os, perceber e responder a sons no ambiente como um despertador ou uma buzina de carro (ver referência 2). Eles devem saber pelo menos 900-1000 palavras por 3 anos de idade, nomes de animais familiares e partes do corpo, conhecer opostos comuns como big-little e falar muito durante o jogo. Aos cinco anos, as crianças devem ser capazes de repetir sentenças de nove palavras e a fala deve ser completamente inteligível e gramaticalmente correta (ver referência 3).

Parent As Teacher Review

Como pai, você é o primeiro filho de seu filho professor, tendo marcado horas de conversa com ele desde o nascimento ou antes. Você está em uma ótima posição para reunir informações sobre o progresso do idioma de seu filho. O desenvolvimento normal da linguagem pode não progredir da mesma forma para todas as crianças em idade pré-escolar, mas se você perceber que seu filho não ouve o que os outros dizem, está tendo dificuldades para entender e seguir instruções ou está falando devagar ou não, você pode Desejo procurar a ajuda de um pediatra ou possivelmente um terapeuta da fala. Você pode até entrar em contato com o diretor de Educação Especial da escola de seu filho para uma avaliação mais detalhada (consulte a referência 2).