casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Estágios de Desenvolvimento do Feto do Embrião

Ao longo de aproximadamente 38 semanas, um óvulo fertilizado cresce do zigoto para o embrião até o feto. O desenvolvimento que ocorre antes do nascimento - referido como desenvolvimento pré-natal - segue um conjunto de passos que são muito consistentes em ordem e tempo. Pesquisadores médicos descreveram o desenvolvimento pré-natal em detalhes tremendos.

Pós-Fecundação x Idade Gestacional

Duas métricas diferentes de idade são usadas para descrever o desenvolvimento pré-natal. A primeira é a idade pós-fertilização - o tempo que se passou desde a fertilização do ovo. A segunda é a idade gestacional - o tempo decorrido desde o primeiro dia do último ciclo menstrual da mãe antes da gravidez. A idade gestacional é aproximadamente duas semanas maior que a idade pós-fertilização. A idade gestacional é frequentemente usada porque sua data de início pode ser claramente determinada, enquanto que o momento da fertilização deve ser inferido.

Os médicos freqüentemente alternam entre esses dois sistemas de descrição de idade, o que pode levar à confusão. Este artigo irá se referir aos estágios de desenvolvimento em termos de idade pós-fertilização.

Estágio zigótico (0 a 5 dias)

O zigoto é o termo médico para um óvulo fertilizado. A fertilização ocorre quando um espermatozóide penetra um óvulo, geralmente em uma das trompas de falópio. Metade do DNA do pai se combina com metade do DNA da mãe para formar um conjunto único e completo de informações genéticas humanas. Se dois óvulos são liberados no mesmo ciclo menstrual, dois zigotos podem ser formados que acabam se tornando gêmeos fraternos. (Gêmeos idênticos se formam se o embrião se divide para formar dois corpos separados durante esse estágio de desenvolvimento.) Independentemente, ao formar, um zigoto imediatamente começa a se dividir e se transformar em uma esfera de células chamada blastocisto.

Estágio de Blastocisto (5 a 10 dias)

Cerca de uma semana após a fertilização, uma bola de várias centenas de células se implanta no revestimento do útero da mãe. O blastocisto é apenas uma camada de células de espessura em todos, mas uma seção, onde é cerca de quatro células de espessura. A camada fina torna-se a placenta, um órgão responsável por regular o desenvolvimento que serve de intermediário entre o corpo da mãe e o embrião. A seção espessa do blastocisto se tornará o próprio embrião.

Parte do blastocisto forma uma fina membrana chamada saco amniótico que se enche de fluido claro. Quando uma seção do blastocisto começa a flutuar nesse líquido amniótico, o estágio embrionário já começou.

Estágio embrionário (2 a 7 semanas)

Durante o estágio embrionário, os principais órgãos internos e estruturas externas do corpo assumir formas identificáveis. O coração se forma e começa a bombear sangue. O cérebro e a medula espinhal podem ser identificados. Braços e pernas brotam e tomam forma. No final desta fase, os dedos das mãos e dos pés são discerníveis. O cabelo começa a aparecer. Perto do final do estágio embrionário, a atividade cerebral registrável aparece e influencia os movimentos dos músculos.

Este é o estágio do desenvolvimento pré-natal durante o qual drogas, toxinas, radiação e infecção podem ser mais prejudiciais. As gestantes devem ter o cuidado de evitá-las o máximo possível.

Estágio Fetal (8 a 37 semanas)

No início deste estágio, o feto tem todas as partes do corpo que um adulto tem. Os músculos fazem com que as partes do corpo se movam de maneira coordenada e os sistemas dos órgãos começam a funcionar. Por exemplo, o estômago começa a produzir sucos digestivos. O feto recebe todo o seu oxigênio da mãe através da placenta, mas a respiração do líquido amniótico ocorre. Da mesma forma, o feto engole e expele o líquido amniótico do sistema digestivo.

Até as 14 semanas de idade, o sexo do feto pode ser identificado em um exame de ultrassonografia. Entre 16 e 20 semanas, a mãe normalmente pode começar a sentir o bebê se mexer. Isto é especialmente verdade quando o feto se torna maior. Nesta fase, o feto cresce a partir de menos de 1 oz. para mais de 6 libras. Às 24 semanas, o feto tem a chance de sobreviver fora do útero se ocorrer um nascimento prematuro.

Trimestres

Os três estágios do desenvolvimento pré-natal descritos aqui - blastocisto, embrião e feto - são baseados na anatomia e função. Outros descrevem o desenvolvimento fetal e a gravidez em termos de três trimestres, que são baseados em estágios de aproximadamente três meses da gravidez. O primeiro trimestre é das semanas 1 a 12, o segundo das semanas 13 a 27 e o terceiro das semanas 28 a 42. Observe que os trimestres são referidos em termos de idade gestacional, em vez de idade pós-fertilização.