casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Como fazer uma criança parar de beliscar

Quando a reação de sua criança à raiva envolve atacar e ferir os outros, você pode se perguntar por que esse comportamento se desenvolveu. Se o seu bebê belisca os colegas ou mesmo os pais e outros cuidadores, essa agressão é um ato hostil que expressa frustração e impotência, afirma Marjorie Kostelnik, reitora da Faculdade de Educação e Ciências Humanas da Universidade de Nebraska-Lincoln Extension. Com o treinamento do paciente, você pode intervir para ensinar métodos alternativos de expressar a raiva.

Pare seu filho imediatamente sempre que você testemunhar ele tentando beliscar alguém. Segure sua pequena mão em suas mãos, estabeleça contato visual e diga a ele: “Sem beliscar. Nós não belisamos. Beliscar machuca.

Ensine seu filho uma alternativa positiva para beliscar. O Dr. William Sears, pediatra e autor, recomenda que você diga ao seu filho: “Tocamos muito bem” e orienta a mão do seu filho gentilmente sobre o braço ou a perna da vítima.

Remova seu filho de a situação. O Dr. Sears recomenda um intervalo de um minuto para ensinar ao seu bebê que beliscar é inaceitável. Você pode dizer: “Se você apertar, você senta aqui.” Outra opção pode ser se afastar para distrair e difundir a hostilidade do seu filho. Olhe pela janela por um minuto, fale sobre o cachorro ou tome uma bebida. A mudança de cenário e distração com novos pensamentos pode ser uma maneira positiva de redirecionar sua atenção.

Observe os momentos em que seu filho parece inclinado a beliscar e fazer anotações. Com o passar do tempo, você pode ver um padrão de comportamento que indica quando seu filho provavelmente vai se chocar e beliscar. Por exemplo, seu filho pode ficar sobrecarregado em um grupo de brincadeiras por causa do excesso de brinquedos e outras crianças, o que o torna mais propenso a beliscar. Se o seu filho se torna sobrecarregado e cansado, ele também pode ter mais dificuldade para se relacionar com os outros.

Modifique o ambiente do seu filho para torná-lo mais fácil para ele. Usando os mesmos exemplos, se o grupo de crianças dominar o seu filho, pode ser melhor parar por um tempo e tentar novamente depois de um mês ou dois. Se seu filho não se comporta bem quando está cansado, não o coloque em situações potencialmente voláteis quando ele está com sono.

Elogie seu filho quando ele se dá bem com os outros, sugere Kostelnik. . Isso ajuda a ensinar-lhe quais comportamentos você deseja, ao mesmo tempo em que reforça esses comportamentos para que ele os repita.

Dica

Permaneça sempre calmo enquanto lida com comportamento agressivo em seu filho. Seu comportamento não agressivo modelará o comportamento que você deseja ver nele, afirma Kostelnik.