casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Atividades para jovens sobre perdão

Ensinar um conceito como perdão para os jovens pode ser um desafio. "Deixando ir de raiva" e "avançar" são idéias abstratas para as crianças quando elas não têm experiências da vida real que eles podem anexar a elas. No entanto, as crianças precisam aprender a importante habilidade da vida de perdoar os outros, porque segurar as queixas lhe tira sua vitalidade e sua compaixão. Considere o uso de atividades práticas para introduzir o tema do perdão aos jovens. Artes e ofícios, role playing e journaling são formas criativas de ajudar as crianças a identificar seus sentimentos. Eles também dão aos jovens uma ideia mais concreta do que o perdão pode "parecer" quando se lida com uma experiência dolorosa.

CRIAS E DESAPARECIMENTO DE PAPÉIS

As crianças pequenas geralmente gostam de fingir e interpretar papéis é uma diversão maneira de introduzir perdão a eles. O site da Humanity Quest sugere escrever uma lista de cenários e representá-los com seu filho. Dê a ele a chance de interpretar os dois lados do perdão. Por exemplo, apresente uma situação em que um amigo quebrou o brinquedo de seu filho e explorou os sentimentos relacionados a essa situação. Ajude seu filho a pensar sobre como seu amigo pode se sentir como a pessoa que precisa de misericórdia e perdão e forneça algumas frases diferentes que ele poderia usar para transmitir perdão - "Está tudo bem, eu o perdôo". ou "Eu sei que foi um acidente. Está tudo bem." Role-playing é uma boa maneira de se preparar para várias situações.

Colagens

Criar colagens é outra atividade que você pode usar para ensinar a seus filhos o princípio do perdão, de acordo com o site da Humanity Quest. Dê ao seu filho uma grande folha de papel, giz de cera, marcadores, tesoura, cola e uma pilha de revistas antigas ou jornais. Recorte uma variedade de fotos juntos. Faça-a recortar fotografias que representem uma variedade de emoções, incluindo raiva, tristeza, constrangimento e medo, e rotule-as. Explique a ela como uma pessoa olha quando ela está ferida ou chateada. Em seguida, faça-a recortar fotos que representem felicidade, paz, contentamento e alegria. Colocá-los ao lado do primeiro conjunto de imagens como exemplos de como as pessoas podem parecer quando podem perdoar.

Outra boa ferramenta para ensinar perdão é o diário. Este exercício pode ser mais benéfico para as crianças mais velhas, mas também é útil para as crianças pequenas. Dê ao seu filho um caderno para registrar as experiências que ele teve que justificar o perdão. Incentive-o a ser o mais específico possível ao descrever o evento, como ele se sentiu na época e como se sente agora. É mais fácil abandonar sentimentos ruins quando você os confronta. Os psicólogos referem-se a esse processo de registrar seus sentimentos no papel como "limpeza mental". Sentimentos deixados sem reconhecimento têm o potencial de inflamar. O registro no diário é uma boa maneira de explorar suas emoções sem medo de julgamento ou repercussão.