casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Exercícios cerebrais para crianças disléxicas

A dislexia é a principal fonte de incapacidade de aprendizagem nos Estados Unidos. Embora esse distúrbio possa criar problemas para as crianças nos métodos tradicionais de educação, as terapias ajudam as crianças com dislexia a aprender a ler mais facilmente, a ter bom desempenho escolar e levar vidas bem sucedidas e satisfatórias. O que é dislexia?

ao Instituto Nacional de Saúde Infantil & Desenvolvimento Humano, a dislexia afeta 15 a 20 por cento da população dos E.U.A. As crianças que começam a ler estão usando várias habilidades à medida que aprendem a associar letras a palavras. No início, este processo é difícil e requer concentração, mas com o tempo os passos se tornam automáticos. Os cérebros das pessoas com dislexia têm um problema de processamento de informações que os impede de fazer essas associações facilmente, então a leitura é sempre um esforço. Embora não haja cura para dislexia, terapias e estratégias de enfrentamento podem ajudar crianças e adultos a se tornarem melhores leitores e descobrirem diferentes maneiras de aprender.

Tipos de Exercício

Pessoas com dislexia geralmente aprendem melhor adotando uma abordagem multissensorial que inclui outras formas de aprendizado visual, bem como educação baseada em audição e toque. MayoClinic.com cita cinco áreas que os especialistas em leitura enfatizam com seus clientes disléxicos. Consciência fonêmica é a habilidade de quebrar palavras em sons individuais. Phonics associa esses sons a letras específicas ou combinações de letras. A leitura oral adiciona um componente auditivo ao aprendizado que ajuda os alunos a reter informações. Finalmente, eles trabalham com os alunos para construir seus vocabulários e melhorar a compreensão da leitura.

Benefícios

Embora o problema de processamento de informações que causa a dislexia não possa ser curado nesse momento, quando as crianças aprendem a contornar o problema podem se tornar estudantes excepcionais. As crianças ficam menos frustradas com a escola e, à medida que suas atitudes melhoram, sua motivação também aumenta. Sua auto-estima aumenta à medida que eles entendem que eles não são "estúpidos"; eles simplesmente aprendem de forma diferente do que os outros alunos. Quanto mais cedo os alunos conseguirem ajuda, melhor. A Associação Internacional de Dislexia relata que as crianças que recebem treinamento fonológico no jardim de infância ou primeiro grau têm menos problemas para aprender a ler em seu nível do que os alunos disléxicos que não recebem ajuda até a terceira série. A dislexia não é um problema de inversão de palavras ou ordem de letras. Esses problemas são comuns com todos os alunos aprendendo a ler. Não é um sinal de baixa inteligência. MayoClinic.com relata que crianças com dislexia geralmente têm inteligência normal, a menos que ocorra com outros problemas neurológicos. Muitas pessoas com dislexia podem aprender a ler em seus níveis e ter sucesso na escola, e a dislexia não é um obstáculo para o sucesso pessoal ou profissional.

Considerações

Os pais são uma parte essencial da estrutura de apoio às crianças com dislexia. Eles precisam ler para seus filhos e ajudá-los a entender o valor de aprender essa habilidade difícil. Eles precisam fornecer apoio emocional quando seus filhos se sentem frustrados ou não valorizados. As crianças devem ser incentivadas a encontrar sucessos adicionais em outras áreas, como arte ou esportes. Os pais devem trabalhar com a escola para garantir que a criança receba a ajuda necessária.

, , ] ]