casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Estratégias para lidar com crianças difíceis

Lidar com crianças pode ser difícil às vezes, independentemente da idade. Se as crianças estão vivenciando o que é comumente conhecido como os terríveis dois ou os trios medíocres ou passando pelos espasmos emocionais da adolescência, a maioria dos pais experimenta períodos de incerteza e dificuldade às vezes durante os anos de formação de uma criança. Aprender uma variedade de estratégias para lidar com crianças difíceis, raivosas, beligerantes ou tristes é uma maneira eficaz de oferecer apoio sólido e amoroso às crianças. Planejar o futuro

Embora seja impossível antecipar como uma criança ou um adolescente Pode reagir a qualquer situação, muitas vezes é aconselhável que os pais e cuidadores determinem antecipadamente os melhores métodos para lidar com uma variedade de emoções ou cenários, sugere Karin Suesser, psicóloga infantil. Tente ser consistente com todos os seus filhos, quando se trata de coisas como hora de dormir, toque de recolher e consequências da desobediência. Enquanto a criança e o adolescente tiverem horários de dormir diferentes, assegure-se de que cada um deles esteja indo dormir na hora marcada para dormir. Cada criança deve seguir suas regras e ter suas próprias consequências. Se seu filho se recusa a limpar seus brinquedos, você precisa seguir com sua punição, seja um tempo de espera ou antes de dormir. Quando seu filho adolescente quebra o toque de recolher, ele também precisa enfrentar as consequências de suas ações, quer você decida aterrá-lo ou tirar seus videogames, qualquer que seja o caso.

Seja Positivo

Em vez de continuamente dizendo às crianças ou adolescentes o que eles estão fazendo de errado, ou perguntando por que eles não te ouvem, use comentários positivos e encorajamentos para obter o comportamento que você está procurando, sugere Suesser. Por exemplo, ofereça maneiras de contornar o mau comportamento. Ofereça papel e giz de cera a uma criança rabiscando em uma parede ou mostre a uma criança como tirar ervas daninhas em vez de flores no quintal.

Defina Limites

Ensine a crianças de todas as idades os limites do que é aceitável e comportamento inaceitável, especialmente em crianças raivosas, sugere Richard Niolon, psicólogo clínico escrevendo para PsychPage. Seu foco principal é dizer às crianças o que elas devem fazer em vez do que não devem fazer. Por exemplo, reconheça o bom comportamento e as ações e faça o possível para ignorar os comportamentos menos desejados, desde que eles não estejam machucando ninguém, como, por exemplo, puxar o braço enquanto você está ao telefone. Se as crianças choramingarem ou ficarem mais barulhentas, diga gentilmente "não" ou "Eu falo com você em apenas um minuto". - Fornecer atividade física -

Envolver uma criança ou adolescente em atividades físicas pode causar raiva, frustração ou tédio, sugere Niolon. Incentive as crianças a expressar essa raiva de uma forma que não danifique a propriedade ou que cause danos a outra pessoa. Deixe-os bater no travesseiro, chutar uma lata de lixo de fora ou outra atividade semelhante. Quando eles se acalmarem um pouco, dê-lhes um abraço, que eles saibam que você está lá para eles, e que até mesmo pais e adultos ficam com raiva de vez em quando. Tudo bem sentir raiva, mas não machucar os outros ou atacar por causa disso.