casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Quais alimentos irão reduzir o refluxo em bebês?

A maioria dos bebês que cuspem é perfeitamente saudável e não precisa de alimentos especiais. Alimentações pequenas e frequentes, ou manter o bebê na posição vertical um pouco depois de comer, geralmente são suficientes para manter os alimentos baixos. No entanto, uma pequena porcentagem de bebês cuspem com frequência ou apresentam sintomas mais graves. Isso pode ser causado pela doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) ou por outro problema, como alergia alimentar ou intolerância alimentar. Em casos de refluxo problemático, o médico do bebê pode recomendar uma dieta especial para ajudar a reduzir os sintomas.

Leite materno

Tanto mães quanto bebês se beneficiam da amamentação. Se o seu bebê estiver cuspindo ocasionalmente durante ou após a amamentação, isso provavelmente é perfeitamente normal e não indica um problema. A Sociedade Norte-Americana de Gastroenterologia Pediátrica, Hepatologia e Nutrição - NASPGHAN - relata que um número similar de bebês alimentados com leite materno e amamentado com fórmula sofrem refluxo. No entanto, a quantidade de tempo que os episódios de refluxo duram pode ser menor nos lactentes amamentados. Isso pode significar menos desconforto para o seu bebê. Se os sintomas do refluxo forem incômodos, seu médico pode recomendar que você mude sua posição de alimentação ou uma mudança em sua própria dieta. Se o refluxo de seu bebê não melhorar, seu médico pode recomendar a suplementação de alimentos com uma fórmula especial ou uma fórmula espessa para ajudar a reduzir o refluxo. Fórmula extensivamente hidrolizada - De acordo com a NASPGHAN, a sensibilidade às proteínas do leite de vaca às vezes causa choro inexplicável e refluxo em lactentes. O leite de vaca é a fonte de proteína mais comum usada na fórmula infantil e causa uma das alergias alimentares mais comuns. Segundo a Organização Mundial de Alergia, cerca de 2% a 5% das crianças têm alergia ao leite de vaca. Fórmula hidrolisada extensamente (Nutramigen, Similac Expert Care Alimentum) pode ser recomendada se houver suspeita de alergia ao leite de vaca em um bebê com refluxo. Este tipo de fórmula é produzido usando um processo que quebra as proteínas do leite em fragmentos menores, que são menos propensos a desencadear uma reação alérgica. A fórmula parcialmente hidrolisada, que contém fragmentos de proteína maiores, não é recomendada para bebês com alergia ao leite de vaca, de acordo com a Academia Americana de Pediatria.

Fórmulas à base de aminoácidos

Uma pequena porcentagem de crianças com leite de vaca alergia continuar a sentir sintomas com fórmula extensamente hidrolisada. Para esses bebês, uma fórmula baseada em aminoácidos (Neocate, EleCare, PurAmino) pode ser recomendada. Essas fórmulas, também chamadas de fórmulas elementares, são livres de leite e contêm aminoácidos não alergênicos - os blocos de construção que o corpo usa para produzir as proteínas de que necessita. Não há proteínas inteiras na fórmula elementar, por isso não provoca reações alérgicas. Os autores de uma revisão da pesquisa "Alergia Clínica e Experimental" de junho de 2007 sobre fórmulas elementares concluíram que são seguros e melhoram os sintomas e o crescimento em bebês com alergia ao leite de vaca que não toleraram fórmula extensamente hidrolisada. No entanto, a investigação adicional a longo prazo é necessária.

Fórmula espessada

Refluxo ácido ocorre quando algum conteúdo do estômago flui de volta para o esôfago. Para bebês com refluxo frequente, os médicos às vezes recomendam o espessamento da fórmula para reduzir a probabilidade de refluxo para o esôfago. Isso envolve a adição de cereais de arroz à fórmula que você já está alimentando o bebê ou usando uma fórmula pré-gelada (Enfamil AR, Similac for Spit-Up). De acordo com as diretrizes de manejo da DRGE de maio de 2013 da Academia Americana de Pediatria, a fórmula de espessamento parece diminuir o número de vezes que um bebê cospe. No entanto, o espessamento só deve ser feito se recomendado pelo médico do seu bebê, porque existem riscos potenciais associados com fórmulas espessadas, especialmente para bebês prematuros.

Advertências e Precauções

Cuspir isolado é comum em bebês e tipicamente não requer uma mudança na dieta. Fórmulas especializadas são relativamente caras, então você quer ter certeza de que elas são necessárias para o seu bebê antes de fazer uma troca. Se o refluxo estiver associado a outros problemas - como manter o bebê descansando ou engordando normalmente - fale com o pediatra. Procure assistência médica imediatamente se seu bebê apresentar: - dificuldade respiratória ou chiado no peito - vômito forçado, especialmente se estiver amarelo, com sangue ou com mau cheiro - diarréia, constipação ou fezes com sangue - febre ou diminuição da atividade habitual.