casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

O exercício melhora o aprendizado em crianças?

A obesidade tem aumentado tanto em crianças quanto em adultos nos Estados Unidos, tornando a aprendizagem o impacto de ser uma necessidade física. Sentar-se na sala de aula ajuda a aumentar a aprendizagem de uma forma, mas também se sabe que estar fisicamente em forma não apenas exercita o corpo, mas também a mente.

Fluxo sangüíneo aumentado

Quando as crianças aumentam o fluxo sangüíneo significa que há um fluxo melhor de sangue por todo o corpo. Embora um melhor fluxo sanguíneo seja alcançado com uma dieta saudável - cheia de grãos integrais, proteínas magras, frutas e legumes - o exercício ajuda o corpo a manter esse fluxo. O Dr. Majid Fotuhi, presidente do Instituto de Neurologia para Saúde do Cérebro e Fitness em Baltimore, afirma que o exercício físico em crianças não apenas aumenta o fluxo sanguíneo, mas promove a neurogênese, um processo que gera neurônios no cérebro. Essencialmente, o exercício é ótimo para o cérebro em desenvolvimento de uma criança. (Ref 1)

Impacto na Memória

Juntamente com um melhor fluxo sanguíneo através do corpo e do cérebro, o exercício também pode ajudar no processo de memória. Exercícios como andar a pé ou de bicicleta foram encontrados para ter efeitos importantes sobre o desempenho das crianças na escola. Art Kramer, do Instituto Beckman de Ciência Avançada e Tecnologia da Universidade de Illinois, diz que as crianças em forma são melhores em multitarefa e pensam mais eficientemente, funções diretamente relacionadas à memória, do que aquelas que não se exercitam. (Ref 2)

Controle Cognitivo

O controle cognitivo - a capacidade de prestar atenção - é uma correlação com o exercício também. Charles Hillman, diretor do Laboratório de Cinesiologia Neurocognitiva em Illinois, completou uma pesquisa que indica que crianças que praticam atividade física podem aumentar sua capacidade de melhorar seu controle cognitivo. (Ref. 3) Para crianças que têm dificuldade em prestar atenção - ou têm distúrbios como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - o exercício pode ser uma solução viável. Um estudo realizado por um pesquisador da Universidade Estadual de Michigan, mostrou que as crianças que têm TDAH podem drenar melhor as distrações e se concentrar em uma tarefa após uma breve sessão de exercícios. (Ref 4)

Esportes e Educação

Embora o desempenho acadêmico e a concentração andem de mãos dadas, os esportes foram encontrados para ajudar as funções de aprendizado. A participação em esportes e outras formas de atividades físicas aprimora áreas como processamento de informações, comportamento e memória. Pesquisas sobre a correlação entre atividade física e melhor aprendizado e melhores notas estão em ascensão. Pode ser que uma atividade física ainda mais vigorosa possa aumentar ainda mais a aprendizagem em crianças. (Ref 5)

, , ] ]