casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Uma má influência pode afetar a personalidade de uma criança?

As más influências que os encontros de uma criança podem afetar sua personalidade podem levar a problemas emocionais, comportamentos de risco e problemas com as relações familiares e sociais ao longo da vida. Um artigo publicado em março de 2004 para o “Monitor on Psychology” da American Psychology Association aponta que, embora a genética seja um fator em uma criança desenvolvendo um transtorno de personalidade, as influências ambientais podem desempenhar um papel. Recentemente, os pesquisadores estão se inclinando mais para um relacionamento entre os dois.

Assistir televisão demais pode ser uma má influência sobre uma criança, particularmente assistindo programas que retratam a violência e mostram personagens de TV envolvidos em comportamentos de risco. . De acordo com a Associação Americana de Psicologia, o Comitê Consultivo sobre Televisão e Comportamento Social do Surgeon General, juntamente com o relatório do Instituto Nacional de Saúde Mental, afirma que assistir à violência na televisão pode afetar negativamente a personalidade de uma criança. Pesquisas mostram que a exposição repetida a programas violentos pode tornar a criança mais propensa a agir agressivamente em relação aos outros ou dessensibilizá-la, de modo que ela demonstre menos empatia pelos problemas de outras pessoas. Algumas crianças ficam mais amedrontadas porque veem o mundo como um lugar perigoso.

Video Games

Como programas de televisão inapropriados, os videogames podem ter um impacto negativo nas crianças também. Muitos videogames de ação e aventura expõem a criança à violência e ao comportamento agressivo. Alguns se concentram no horror, que pode amedrontar as crianças ou obscurecer a linha entre a realidade e fazer crer. A APA relata que estudos conduzidos pelo psicólogo Dr. Craig A. Anderson, da Iowa State University, mostram que jogar videogames violentos pode aumentar os pensamentos agressivos da criança e levar a comportamentos agressivos. As descobertas de um estudo de 2000, conduzido por Anderson, sugerem que jogar videogames violentos pode realmente ter um efeito ainda maior sobre uma criança do que assistir a programas violentos de televisão ou a filmes. Ao contrário da televisão, os videogames são interativos e atribuem o jogador ao papel de agressor.

Bad Language

Em um artigo de 2012 intitulado "Will Swearing Harm Your Child?" Em "Psychology Today", o Dr. Ronald E. Riggio, especialista em psicologia organizacional e social, salienta que, embora não tenha havido muita pesquisa sobre se a exposição à linguagem profana é prejudicial a uma criança, é mais provável que a razão porque alguém jura tem mais efeito. Por exemplo, xingar no contexto de abuso verbal pode ser prejudicial a uma criança. No entanto, em um artigo publicado pela Associação para a Ciência Psicológica "Observer", os autores Timothy Jay e Kristin Janschewitz dizem que sua pesquisa sugere que o xingamento não costuma levar a conseqüências negativas e geralmente não é visto como prejudicial. Os pesquisadores registraram mais de 10.000 incidentes de palavrões públicos. Embora a depressão ocorra em famílias, que geneticamente predispõem algumas crianças a transtornos depressivos, a morte de um pai ou outro trauma na primeira infância também pode levar à depressão, segundo a Academia Americana de Psiquiatria Infantil e Adolescente. As crianças que são abusadas física, emocional ou sexualmente, aquelas que são negligenciadas ou que se sentem rejeitadas e aquelas que testemunham a violência doméstica freqüentemente experimentam sentimentos de impotência, desesperança, raiva e culpa. Experiências de vida como a perda de um adulto carinhoso, a disfunção familiar ou a convivência com um pai deprimido podem contribuir para a visão da criança sobre a vida, diminuindo potencialmente sua auto-estima e afetando o modo como ela lida com seus sentimentos. Um artigo publicado pela primeira vez na edição de fevereiro de 2002 da Harvard Mental Health Letter explica que os pré-escolares deprimidos muitas vezes têm uma tendência a sentir fobias, enquanto as crianças em idade escolar que estão deprimidas às vezes podem se comportar de forma agressiva. Depressão em adolescentes pode se manifestar como comportamento delinquente e pode incluir abuso de drogas e álcool.