casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Como os alimentos afetam o humor das crianças

Os alimentos afetam o humor porque alguns nutrientes induzem bons sentimentos, enquanto a falta de nutrientes pode causar mau humor. Esses efeitos são particularmente notáveis ​​em algumas crianças que são sensíveis a aditivos alimentares e ingredientes, incluindo muitos que têm transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, ou TDAH. Oferecer ao seu filho uma dieta bem equilibrada e variada, cheia de alimentos de cada grupo alimentar, é uma boa maneira de estabilizar o seu humor.

Nutrição e Humor | Uma dieta cheia de junk food não fornece ao seu filho com os nutrientes que seu cérebro precisa para uma função saudável do neurotransmissor. Isso pode alterar o humor porque, se os neurotransmissores do seu filho não tiverem combustível, não poderão transmitir adequadamente mensagens que controlem seus sentimentos. Algumas crianças são mais suscetíveis às alterações de humor que ocorrem com uma dieta pobre e podem experimentar depressão ou sensação de estarem deprimidas. Isso pode afetar o aprendizado, os relacionamentos e o comportamento.

Good Mood Foods

Quando a dieta de uma criança é composta principalmente por alimentos nutritivos, é mais provável que ela esteja de bom humor na maior parte do tempo. Os carboidratos complexos, como os encontrados em pães integrais e massas, biscoitos e cereais integrais, arroz integral e farinha de aveia, podem acalmar a criança porque não causam grandes flutuações no nível de açúcar no sangue. Alimentos que liberam dopamina, um produto químico cerebral associado a sentimentos de felicidade, podem melhorar o humor de uma criança e, quando ingeridos, servem regularmente para estabilizá-la. Boas escolhas incluem chocolate, bananas, leite, frango e verduras. As crianças que sofrem de pequenos surtos de depressão podem experimentar um alívio dos sintomas consumindo cafeína, informa a Middle Tennessee State University. O aumento da ingestão de ácido fólico, ácidos graxos ômega-3 e selênio também pode prevenir sentimentos de depressão; fontes alimentares incluem atum, salmão, espinafre e sementes de girassol.

Alimentos de mau humor

Alimentos que contêm muito sal, açúcar ou gordura são aqueles que podem produzir mau humor em crianças. Os alimentos específicos que causam um mau humor à criança variam e algumas crianças podem ser mais sensíveis aos efeitos de uma refeição não saudável. Um diário alimentar pode ajudá-lo a determinar quais alimentos seu filho deve evitar ou limitar. Em geral, os alimentos que são culpados comuns são fast food, refrigerante, doces, biscoitos, batatas fritas e jantares congelados. Esses alimentos geralmente contêm carboidratos refinados, que liberam mais hormônios do estresse, interrompendo o humor da criança.

Considerações

Alterações na dieta do seu filho podem ser capazes de tratar distúrbios do humor, mas não devem substituir o tratamento médico. Algumas pesquisas indicam que crianças com TDAH podem experimentar benefícios de humor e comportamentais quando açúcar, conservantes e aditivos são limitados ou evitados, relata o Instituto Nacional de Saúde Mental. Se o humor do seu filho estiver consistentemente ruim ou piorar, entre em contato com o médico para uma referência psiquiátrica.