casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Como superar um relacionamento abusivo

Não é fácil superar a dor de um relacionamento abusivo. Abuso nas mãos de um ente querido pode deixá-lo sem valor, deprimido e sem esperança. No entanto, você não deve permitir que as táticas de intimidação de uma pessoa mancham o resto de sua vida. Seu agressor pode ter tentado convencê-lo de que você é fraco, mas isso não é verdade. Você teve a força para sair do seu relacionamento doentio, apesar das tentativas do seu parceiro de controlá-lo. Com coragem e determinação, você pode deixar este capítulo da sua vida para trás.

Termine todo o contato com o seu agressor. Mesmo após o término do relacionamento, o agressor pode tentar se reconciliar com você. Ele pode implorar a você para lhe dar outra chance e prometer que o comportamento dele mudará se você voltar para ele. Por mais sincero que ele possa parecer, você precisa lembrar que ele está tentando manipulá-lo. Um parceiro com um padrão de abuso acabará por perder o controle e levar sua agressão para você. Não se permita ser puxado de volta para um relacionamento com alguém que se dê permissão para te machucar. Não atenda às chamadas dele e bloqueie seus e-mails. Para seguir em frente, você precisa ter certeza de que ele está totalmente fora de sua vida.

Reconecte-se com sua família e amigos. Um parceiro abusivo quer controle. Quanto mais isolado você estiver de outras pessoas, mais dependente ficará do seu agressor. É importante durante esta fase de recuperação que você tenha o apoio de pessoas que amam você. Se você tentou manter a natureza de seu relacionamento escondida de sua família e amigos, confie neles agora. Ao cercar-se de pessoas atenciosas e solidárias, você terá a chance de expressar os sentimentos que sentiu a necessidade de esconder ou reprimir durante o relacionamento. Você pode se sentir envergonhado ou envergonhado, mas dizer a verdade ajudará a libertá-lo do passado.

Mantenha-se ocupado. Outra tática de controle de um agressor é monopolizar seu tempo. Você pode ter desistido de hobbies, interesses ou até mesmo seu trabalho em um esforço para aplacar seu parceiro. Comece novamente a se envolver em atividades que você considera gratificantes e agradáveis. Seja tão determinado e proativo em criar a vida que você quer como você estava prestes a acabar com o seu relacionamento doentio em primeiro lugar. Isso não apenas o ajudará a se sentir melhor, cada momento em que você se mantém ocupado em um trabalho significativo ou em brincadeiras, é um momento que não será absorvido por pensamentos ou lembranças de seu antigo parceiro.

Talk to a therapist.", 3, [[Os comentários humilhantes, comportamentos ameaçadores e explosões imprevisíveis que caracterizam o abuso podem afetar sua auto-estima até que você se sinta inútil. Um conselheiro ou terapeuta pode oferecer uma visão e uma empatia valiosas enquanto você trabalha para curar suas feridas emocionais. Ele também pode colocar você em contato com um grupo de suporte, que lhe dará a oportunidade de conversar com pessoas que tiveram sua experiência e compartilhar suas metas de seguir em frente.

Dica

Lembre-se de que o abuso não é específico de gênero; homens e mulheres podem ser vítimas ou agressores.