casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

A importância das rotinas de sono para crianças pequenas

Falta de sono não é apenas um problema para adultos ocupados. Crianças de todas as idades não estão tendo uma quantidade adequada de sono, afetando tanto o desenvolvimento quanto o comportamento. A Fundação Nacional do Sono relata que 25% das crianças, bebês e pré-escolares estão com sono durante o dia, e 30% das crianças em idade escolar têm dificuldade para se levantar pela manhã. Estabelecer rotinas relaxantes para a hora de dormir ajuda a impedir que crianças pequenas se tornem parte dessas estatísticas.

Importância do sono:

É claro que o sono é essencial, mas por que é tão vital que não é totalmente compreendido. Várias teorias apontam porque o sono é necessário para a sobrevivência. Certos processos fisiológicos ocorrem principalmente - se não completamente - durante o sono, incluindo o crescimento muscular, a liberação do hormônio do crescimento e o reparo dos tecidos, de acordo com a Divisão de Medicina do Sono da Harvard Medical School. Outra teoria, envolvendo um conceito conhecido como plasticidade cerebral, aponta para certas mudanças no cérebro que ocorrem durante o sono. Essas mudanças, afetando tanto a organização quanto a estrutura do cérebro, desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de crianças pequenas. O sono inadequado não afeta apenas o crescimento e o desenvolvimento das crianças, mas também o comportamento, contribuindo para a hiperatividade e o mau comportamento durante o dia. Rotinas para crianças pequenas As rotinas para dormir têm um papel importante em crianças pequenas. Esses rituais noturnos ajudam a aliviar a ansiedade de separação que às vezes ocorre nos pequenos. Certas atividades, como um banho relaxante ou uma história noturna, também ajudam as crianças a relaxar na cama. Estimular atividades - incluindo assistir televisão ou jogar videogames - não é uma rotina eficiente ou sábia para dormir. Na verdade, eles são prejudiciais ao sono. Crianças com televisões em seus quartos vão para a cama todas as noites cerca de 20 minutos depois, de acordo com Laurie Weinreb-Welch, MPH, CHES, uma educadora da Pennsylvania State University Extension. Isso resulta em mais de duas horas de sono por semana, o que é improvável de ser feito.

Rotinas para bebês e crianças pequenas

Os bebês também se beneficiam das rotinas para dormir. Um estudo, publicado em maio de 2009 na revista "Sleep", descobriu que rituais noturnos têm múltiplos impactos positivos nos hábitos de sono de bebês e crianças pequenas. As mães que participaram da pesquisa deram banho em seus bebês e massagem. Eles também cortam as luzes 30 minutos após o banho. Cochilos e cantigas de ninar também foram incorporados à rotina. As descobertas do estudo sugerem que esses rituais ajudam as crianças a adormecer mais rápido e acordar com menos frequência. Essas rotinas para dormir beneficiam as crianças da mesma maneira e também melhoram o humor delas de manhã.

Incentivando o sono

Se você está tendo problemas para fazer seu filho dormir durante a noite, há coisas que você pode fazer para encorajá-lo a se estabelecer. Não dê ao seu filho produtos com cafeína ou grandes quantidades de comida antes de dormir, pois isso pode atrapalhar o sono. Mantenha as atividades antes de dormir tranquilas e calmas; não deixe que ele jogue, assista televisão ou participe de outras atividades que estimulem seus sentidos. Atenha-se a uma hora de dormir consistente. Certifique-se de que o quarto do seu filho é propício ao sono. Deve estar escuro e ter uma temperatura ambiente confortável. Uma pequena luz noturna pode ser usada no quarto.