casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Aparência |

Perda de cabelo devido a rosácea

A rosácea é uma doença comum da pele que, de acordo com a National Rosacea Society, afeta mais de 14 milhões de americanos. Muitas pessoas com rosácea não são diagnosticadas devido ao baixo nível de consciência; Uma pesquisa da Gallup descobriu recentemente que 78% dos americanos já conhecem a doença. Aprender sobre a rosácea também significa aprender sobre condições e complicações relacionadas, que podem ser mais graves do que a própria rosácea.

Identificação

A rosácea pode ser identificada pela vermelhidão em qualquer parte do rosto - seja disseminada ou concentrada ao redor do nariz. bochechas, queixo ou testa. Outros sintomas incluem pequenos vasos sanguíneos ou inchaços visíveis no rosto, bem como olhos lacrimejantes ou com comichão. A perda de cabelo normalmente não é um sintoma de rosácea sozinha, então a perda de cabelo em pessoas com rosácea pode indicar a presença de uma condição relacionada ou complicação de rosácea.

Dermatite seborréica

Dermatite seborréica é uma condição que comumente tem Foi encontrado para ocorrer entre pessoas que também têm rosácea, embora também possa ocorrer de forma independente. A dermatite seborréica é uma condição do sebo, ou óleo, produzido nos poros da pele e do couro cabeludo, e os sintomas incluem descamação da pele, vermelhidão e manchas escamosas ou oleosas da pele e do couro cabeludo. A gravidade da dermatite seborreica pode variar do que parece ser uma caspa leve a manchas escamosas espessas e coceira intensa. Casos graves de dermatite seborréica do couro cabeludo também podem ser acompanhados de perda de cabelo.

As causas da rosácea e da dermatite seborréica são desconhecidas, embora as alterações do estresse e do clima muitas vezes exacerbem as condições. A causa da perda de cabelo entre as pessoas com rosácea e dermatite seborréica é a inflamação e coceira do couro cabeludo. Risco persistente das manchas escamosas e coceira pode arrancar os folículos pilosos, resultando em perda de cabelo temporária. A inflamação das glândulas sebáceas também pode afetar os folículos pilosos e causar perda de cabelo generalizada.

Efeitos sociais e psicológicos

Mais de 76% dos pacientes com rosácea pesquisados ​​pela National Rosacea Society relataram que a condição havia diminuído sua auto-estima e autoconfiança. Os efeitos sociais e psicológicos negativos dessas condições de pele também podem aumentar quando a queda de cabelo acompanha a vermelhidão ou descamação da pele e do couro cabeludo, portanto, identificar e tratar os sintomas pode ajudar a restaurar a qualidade de vida das pessoas afetadas. A perda de cabelo devido à rosácea e dermatite seborreica é temporária e reversível, e os pacientes podem se recuperar totalmente uma vez que a inflamação do couro cabeludo é tratada. Rosácea é tratável com medicamentos tópicos de prescrição e antibióticos orais. A dermatite seborréica pode ser tratada com medicações tópicas, incluindo tratamentos antifúngicos e esteróides, mas os esteróides tópicos na verdade podem causar rosácea induzida por esteróides em pacientes que também estão tratando os sintomas da rosácea.

Lúpus eritematoso

O lúpus eritematoso é um doença auto-imune que às vezes é confundida com rosácea ou dermatite seborréica por causa da similaridade dos sintomas. O lúpus eritematoso também causa lesões escamosas na pele ou no couro cabeludo, que pioram quando expostas à luz solar e bochechas rosadas ou erupção generalizada. Cerca de um terço dos pacientes com lúpus eritematoso sofrem perda de cabelo temporária e reversível. Eles geralmente têm pontos calvos ou quebradiços que quebram facilmente. Em casos raros, a condição afeta outros órgãos e é potencialmente fatal, e é por isso que consultar um médico sobre sintomas semelhantes à rosácea e identificar adequadamente qualquer condição que esteja causando vermelhidão e perda de cabelo é crucial.