casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Aparência |

Tretinoína para a perda de cabelo

A tretinoína é um derivado da vitamina A usada como medicação tópica no tratamento da acne. A tretinoína mostra alguma eficácia para o tratamento de alopecia androgenética, ou calvície de padrão masculino, quando combinada com a medicação minoxidil, que a Food and Drug Administration dos EUA aprovou para tratar a perda de cabelo. Alopecia androgenética também acontece com as mulheres, e eles podem usar com segurança esses produtos também. Tretinoína - Tretinoína tópica é um medicamento usado no tratamento de acne leve a moderada, bem como para outros problemas de pele, como como danos causados pelo sol e rugas. A tretinoína está disponível em líquidos, cremes e gel e é aplicada normalmente ao deitar diariamente, ou uma vez a cada dois ou três dias. Este medicamento também é conhecido como ácido retinóico, e é o ingrediente ativo no produto Retin-A, como observado pelo MedlinePlus.

Minoxidil

Minoxidil tomado por via oral reduz a pressão arterial, e quando aplicado topicamente, ajuda a estimular o crescimento do cabelo e previne a queda de cabelo em alguns usuários. Disponível como a marca Rogaine e em tipos genéricos, o minoxidil aumenta o fluxo sanguíneo na área de aplicação, aumenta o tamanho do folículo piloso e prolonga a duração do crescimento do cabelo, explica o Centro de Aprendizagem de Queda de Cabelo. Isso pode resultar em cabelos mais grossos que demoram mais para cair. A maioria das pessoas não experimenta o crescimento do cabelo a partir de minoxidil tópico, mas pode ser capaz de prevenir ou retardar a perda de cabelo com este produto.

A combinação

A tretinoína não é um estimulante significativo do crescimento capilar, mas aplicá-la a áreas afetadas podem aumentar os efeitos do minoxidil. A tretinoína altera a camada mais externa da pele, conhecida como estrato córneo, de modo que não queratinizar ou formar uma camada compacta e dura de células. Isso permite uma melhor absorção do minoxidil, explica HairSite. Um estudo publicado na edição de abril de 1990 da "Clinical Pharmacology and Therapeutics" investigou os efeitos da tretinoína na absorção do minoxidil em 19 participantes do sexo masculino. Quando o minoxidil foi administrado juntamente com creme de tretinoína durante 20 dias, a absorção de minoxidil aumentou significativamente em comparação com uma combinação de minoxidil e um creme placebo. Além disso, "Skin and Allergy News" relatou em fevereiro de 2002 que Nia Terezakis, MD, apresentou casos anedóticos na reunião anual da Pacific Dermatologic Association mostrando a eficácia da tretinoína em combinação com o minoxidil para o tratamento da queda de cabelo. Minoxidil está associado a efeitos colaterais, incluindo irritação da pele, coceira, erupções cutâneas e caspa, de acordo com o Centro de Aprendizagem de Queda de Cabelo. Doses excessivas podem levar à superabsorção, o que pode causar tontura e batimentos cardíacos acelerados, mas isso é improvável. A tretinoína também pode causar efeitos colaterais, como explicado pelo MedlinePlus, embora esses efeitos tenham sido observados por pacientes com acne e não por pessoas que usam tretinoína para tratamento de perda de cabelo. Efeitos relatados por alguns usuários de acne incluem ligeira ardência, vermelhidão, inchaço, bolhas e crostas na pele. , , ] ]