casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Aparência |

Quais são as causas da pele áspera, seca e parecida com frango?

Pele áspera, seca e parecida com galinha não prejudica a sua saúde, mas pode ser muito embaraçosa. A condição é geralmente causada por queratose pilar. Felizmente, uma série de tratamentos estão disponíveis para ajudar a reduzir a aparência da doença.

A queratose pilar é uma condição comum da pele, também conhecida como “pele de galinha”. Ela se manifesta como pequenos e duros ressaltos na superfície da pele, geralmente na parte superior dos braços, coxas, nádegas e, ocasionalmente, na face. Os inchaços geralmente são da cor da pele, mas podem ficar vermelhos quando irritados. Eles não causam dor, mas ocasionalmente podem coçar.

Causas

A queratina é uma proteína insolúvel e dura que compõe uma grande parte da pele, cabelos e unhas. A pele do corpo está em constante estado de mudança, à medida que as células da pele mais antigas se soltam para dar lugar a novas células que sobem à superfície. Na queratose pilar, as células não se separam completamente. Eles absorvem sebo e se alojam nas aberturas dos folículos pilosos, formando solavancos.

Populações Vulneráveis ​​

Segundo a Academia Americana de Dermatologia, a queratose pilar é uma desordem genética. É mais comum em pessoas brancas de origem celta que vivem em climas frios e pessoas com excesso de peso. Pessoas que já têm problemas de pele seca, como dermatite ou eczema, também são mais propensas ao distúrbio.

Segundo MayoClinic.com, até 80% das crianças têm queratose pilar. Após um breve agravamento durante a puberdade, a condição tende a aliviar; no entanto, até 40 por cento dos adultos ainda têm queratose pilar.

Como a ceratose pilar é uma condição hereditária, não pode ser completamente eliminada. No entanto, a esfoliação e a hidratação intensiva podem reduzir bastante a aparência das saliências. A esfoliação física com uma toalha áspera é mais eficaz quando combinada com esfoliação química. Se você usar um hidratante rico depois de esfoliar, quaisquer inchaços remanescentes serão suavizados e menos perceptíveis. Em casos extremos, você pode querer ver um dermatologista para tratamento profissional.